Moeda: Clima: Marés:

Dermatite seborreica: entenda a doença e como tratar

Por Jader Freire*

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma condição crônica da pele que afeta principalmente o couro cabeludo e áreas ricas em glândulas sebáceas, como o rosto, as orelhas e o peito. Existem diferentes tipos de dermatite seborreica, sendo a forma mais comum a que afeta o couro cabeludo.

Os sintomas incluem descamação da pele, vermelhidão, coceira e, em casos mais graves, crostas ou placas oleosas. As causas exatas não são completamente compreendidas, mas fatores genéticos, hormonais e ambientais podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

O diagnóstico é geralmente feito com base nos sintomas e na aparência da pele. Em casos mais complexos, o médico pode realizar uma biópsia da pele para confirmar o diagnóstico.

A partir daí o tratamento pode incluir o uso de shampoos medicinais, cremes ou loções tópicas contendo ingredientes como sulfeto de selênio, alcatrão, ácido salicílico ou antifúngicos. Em casos mais graves, o médico pode prescrever medicamentos orais ou terapias de luz.

Além do couro cabeludo, a caspa pode aparecer em áreas como sobrancelhas, cílios, orelhas, nariz, peito e costas. A dermatite seborreica pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adultos jovens e tende a diminuir com a idade. Alguns fatores, como o estresse, podem desencadear ou piorar a condição. Ainda, pacientes com doença de Parkinson têm dermatite seborreica associada.

Em vista disso, lembro ser importante consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Se os sintomas persistirem ou piorarem, recomendo procurar a orientação de um profissional de saúde.

*Jader Freire é médico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com pós-graduação em dermatologia pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Jader é mestre em genética e doutor em produtos naturais e sintéticos bioativos pela UFPB. E, com ampla experiência em dermatologia, também é revisor da Revista Brasileira de Farmacognosia e professor titular do curso de Medicina do Unipê.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.