Início Notícias

Descarte correto de entulho evita inundações e mosquito da dengue

Dias de chuva e descarte inadequado de resíduos não resultam numa boa combinação. O lixo jogado em terrenos, calçadas e canteiros pode causar o entupimento de bueiros e ainda contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza diariamente a coleta de entulhos descartados inadequadamente em terrenos, canteiros e leitos de rios. No ano de 2018 foram aproximadamente 167.600 toneladas de entulho recolhidos.

Leia também: 

* Bombeiros orientam sobre como agir em alagamentos

* Chuva aumenta em 800% chamadas da Energisa

“Para minimizar os danos do descarte de resíduos inadequados, a prefeitura realiza obras de drenagem, limpeza de galerias, de terrenos, de rios, porém para que essas ações tenham um alcance satisfatório é necessário que a população faça a sua parte e contribua com a limpeza urbana”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur. Segundo ele, todos os anos são registrados prejuízos para o poder público e à população devido a inundações, proliferação de insetos e doenças, além de transtornos no trânsito em vários pontos da cidade.

No período de chuvas também aumenta a preocupação do descarte de lixo com relação à proliferação de bichos, como ratos, baratas e o surgimento de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya e zika. O lixo é um dos principais responsáveis, sendo, por exemplo, criadouro perfeito para o Aedes aegypti.

“Boa parte da população vem se conscientizando da importância de colaborar com a limpeza urbana da cidade. Nesse período de chuvas intensas é um bom momento para reflexão, de analisar a importância de cada um fazer a sua parte”, reforça Fabiani.

Alô Limpeza

A população pode solicitar a limpeza de terrenos ou pontos de lixo ligando para 0800 083 2425 ou 3214 7628. Ao receber a demanda, um fiscal vai ao local para realizar uma vistoria técnica e verificar de quem é a propriedade, qual o tipo de equipamento necessário, bem como a quantidade de agentes necessários para a execução da limpeza do local.

Faça sua parte:

– evite descare de resíduos em terrenos, canteiros, calçadas e leito de rios;

– Ligue para o Alô Limpeza para solicitar a coleta de restos de construção civil e entulhos (pequena quantidade), além de móveis e eletroeletrônicos.

– respeite os horários de coleta domiciliar do seu bairro;

– vistorie sua residência frequentemente para eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti;

– descarte seu lixo nas papeleiras e lixeiras espalhadas pela cidade.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.