As Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande anunciaram em agosto que os desfiles de 7 de Setembro estão suspensos. A medida ocorre para evitar a proliferação do novo coronavírus. O Governo do Estado anunciou programação virtual para celebrar a data.
A Secretaria de Educação (Seduc) encerra nesta segunda-feira (7) a programação simbólica da Semana da Pátria. O hasteamento e o arriamento acontecem às 8h e 18h respectiva e pontualmente, na Praça da Bandeira.
Entre as autoridades confirmadas estão o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ), tenente coronel Adriano Bezerra Araújo; o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Rogério Damasceno e o secretário de Educação Rodolfo Gaudêncio.
Durante toda a semana, autoridades e representantes da sociedade civil participaram da programação simbólica. Este ano, devido à pandemia e em respeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o distanciamento social, a programação é restrita a hasteamento e arriamento das bandeiras de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil, sem os tradicionais desfiles cívicos.
Será obrigatório o uso individual de máscara e a Seduc disponibilizará álcool em gel para os participantes e álcool líquido em 70% para higienização dos mastros das bandeiras.
Campina Grande anunciou a suspensão dos desfiles no dia 11 de agosto. A cidade tem executado planos de flexibilização que incluem abertura do comércio e estabelecimentos de alimentação, com limitações. Os ônibus de Campina Grande estão operando de forma reduzida, mas a prefeitura fechou um plano com as empresas para garantir bonificação de 100% nas passagens.
Já João Pessoa suspendeu os desfiles cívicos no dia 19 de agosto. A Capital também segue um planejamento de flexibilização da economia, com frota reduzida de ônibus e horário limitado de funcionamento do comércio.
O Governo do Estado, por meio da Casa Militar do Governador, realiza uma programação totalmente virtual em alusão à Semana da Pátria. Com o objetivo de evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19, as atividades tradicionais nesse período, como desfile cívico-militar, palestras, a Corrida do Fogo da Pátria e hasteamento de bandeiras não acontecerão neste ano.
A programação da Semana da Pátria conta com a exibição de vídeos de autoridades do Estado falando sobre a importância deste tema e o que ele representa para os militares e para a sociedade. Os vídeos serão veiculados diariamente nas redes sociais do Governo e nas plataformas de ensino online da rede estadual de educação. Também há a produção de matérias especiais sobre o dia 7 de Setembro (Independência do Brasil).
Entre as autoridades que vão gravar mensagens em alusão à Semana da Pátria estão o governador João Azevêdo; o comandante-geral da Polícia Militar, Euller Chaves; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, entre outros.
A abertura oficial da Semana da Pátria será feita, provavelmente no dia 31 de agosto, pelo governador João Azevêdo durante o programa Fala Governador, que é transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara e pelas redes sociais do Governo do Estado. A programação se estende até a segunda-feira, dia 7 de Setembro.