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Compras para as mães podem ser feitas pela internet; Procon alerta

As incertezas e inseguranças causadas pela pandemia do novo coronavírus deverão afetar o comércio nas comemorações do Dia das Mães deste ano. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 68% dos brasileiros pretendem presentear nesta data. O número é o menor dos últimos três anos, 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%), reflexo da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e da queda da renda familiar.

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Os que não devem presentear na data apontam principalmente o fato da mãe já ser falecida (62%), mas também o fato de não terem dinheiro (16%) e estarem desempregados (9%). Considerando apenas aqueles que vão deixar de presentear por estarem sem dinheiro, desempregados ou não poderem encontrar a mãe, 77% apontam à Covid-19 como principal motivadora.

A pesquisa aponta ainda que o consumidor brasileiro está cauteloso na hora de ir às compras. O percentual daqueles que esperam gastar mais ou a mesma quantia do último ano passou de 67% na pesquisa de 2019 para 40% em 2020, uma queda de 27 pontos percentuais.

Por outro lado, a fatia dos que pretendem gastar menos saltou de 24% para 45%. Os motivos mais citados para a redução dos gastos referem-se ao orçamento apertado (49%), às incertezas com relação ao cenário econômico (38%) e por motivos de economia de recursos (36%). O impacto da crise gerada pelo novo coronavírus impactou a decisão de 88% dos entrevistados como fator de retração de gastos.

A pesquisa feita pela CNDL também detectou os fatores que mais irão influenciar na escolha do local de compra dos presentes: 48% vão optar por locais que ofereçam os melhores preços; 37% por locais que ofereçam boas promoções/descontos; 36% por lugares que tenham produtos de qualidade e 27% darão preferência a lojas que ofereçam frete grátis. 

O levantamento mostra ainda que os presentes mais procurados serão roupas, calçados e acessórios (43%), perfumes (34%), cosméticos (26%) e chocolates (18%). O gasto médio pretendido com todos os presentes em 2020 é de R$ 188, o que pode garantir a injeção de até R$ 20,2 bilhões na economia.

Compras pela internet

Como o comércio físico está fechado, as compras no Dia das Mães em 2020 podem ser feitas através da internet e, segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados utilizarão esse meio para presentear as mães. Contudo, é importante ficar atento para verificar se a empresa online existe de fato, com a conferência do CNPJ, endereço e telefone de contato.

A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, aconselha a não comprar em sites com algum problema em algum órgão de defesa do consumidor e isso pode ser conferido no site da instituição. “O Procon-JP disponibiliza a lista de lojas virtuais que já apresentaram problemas na relação de consumo”, disse a secretária.

Maristela chama atenção também para golpes e fraudes que podem ser aplicados através de e-mail, telefone ou SMS anunciando promoções e vantagens excessivas. “Fique atento para esses detalhes e não forneça dados pessoais sem ter certeza de que a empresa realmente existe e oferece a segurança devida”, finalizou Viana.

Estratégia das lojas

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Produtos mostra que produtos com preços acessíveis são os mais procurados (Foto: Imagem ilustrativa/USP Imagens)

Algumas lojas estão dinamizando a forma levar o produto até o cliente. Uma dessas formas é oferecendo entregar o presente comprado diretamente na residência da mãe homenageada. A Ferreira Costa, por exemplo, tem ofertas no site da loja, onde o cliente pode escolher receber o produto em casa, que ele seja entregue na casa da mãe, ou, se preferir, fazer o pedido online e retirar na loja.   

Dicas para compra segura

  • Preferir sites com boa reputação no mercado;
  • Desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado;
  • Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site;
  • Verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais;
  • Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas;
  • Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato);
  • Evitar compras através das redes sociais, preferindo sites de compras;
  • Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.

Cemitérios fechados

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Também ficaram proibidas as realizações de celebrações religiosas (Foto: Divulgação)

Os cemitérios públicos e privados da Capital estarão fechados à visitação no Dia das Mães. A medida foi determinada pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP) para que sejam contidas as aglomerações nos espaços, que já tiveram os velórios suspensos nas áreas administradas pelo poder público em função da pandemia do novo coronavírus.

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