TCE-PB

'Sargento Damir'

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Disputa para deputado federal terá concorrência de 13 candidatos por vaga

Número de postulantes cresceu em relação ao pleito de 2014, quando 117 disputaram um mandato de deputado federal pela Paraíba

153
COMPARTILHE

Com o prazo menor para fazer campanha, os candidatos estão tendo que recorrer à internet para pedir votos este ano. Desde a quinta-feira (16), a propaganda eleitoral foi liberada e já está tomando conta das diversas plataformas das redes sociais em todo país.

Na Paraíba, onde as disputas são muito acirradas, não é diferente. A eleição para deputado federal, por exemplo, registrou um número bem maior do que no pleito anterior. Já a eleição por uma vaga na Assembleia Legislativa terá um número um pouco menor do que em 2014.

Este ano, os doze assentos da bancada federal paraibana na Câmara dos Deputados, em Brasília, serão disputados por 158 candidatos. O número de postulantes cresceu em relação ao pleito de 2014, quando 117 disputaram um mandato de deputado federal pela Paraíba.

De acordo com levantamento feito pelo jornalista Damásio Dias, do JORNAL CORREIO, a concorrência pelo cargo é de 13,17 candidatos por vaga. Por sua vez, a concorrência na Casa Epitácio Pessoa ficou em 11,28 candidatos por vaga.

Outro ingrediente que poderá decidir o pleito é o coeficiente eleitoral, instrumento que determina a composição das bancadas na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas, conforme a votação obtida pelos partidos ou coligações. Com isso, nem sempre os mais votados conseguem eleger-se, o que faz as siglas apostarem em voto de legenda e nos famosos ‘puxadores de votos’.

Notícias mais lidas