
Dois detentos escaparam da prisão de Dijon, na França, após receberem lâminas entregues por drone. As facas teriam sido usadas para serrar as grades das celas da ala disciplinar, segundo o Ministério Público do país. Os presos são considerados ‘perigosos’ pelas autoridades.
O fugitivo mais jovem tem 19 anos e é investigado por tentativa de homicídio e associação criminosa. O outro, de 32 anos, responde por ameaças e violência doméstica. Eles usaram cobertores para atravessar a cerca de arame farpado e deixar o centro de detenção.
Relatos da mídia local que citam o sindicato Force Ouvrière (FO) afirmam que os dois receberam o material cortante por meio de um drone, em novembro. O FO Justice declarou que alertava há meses sobre falhas de segurança na unidade. Em nota publicada no Facebook, o sindicato afirmou que mesmo com os avisos a administração se ‘manteve em plena cegueira e se recusou a enxergar a realidade no terreno’.
A fuga ocorre poucos dias depois de outro caso de grande repercussão. Um detento escapou da prisão de Rennes Vézin durante uma visita a um planetário. O ministro da Justiça Gérald Darmanin exonerou o diretor da unidade logo após o episódio.
Três sindicatos de agentes penitenciários divulgaram um comunicado conjunto com críticas ao ministro. Eles acusaram Darmanin de concentrar recursos em operações contra quadrilhas de tráfico e de negligenciar os serviços prisionais. As entidades falaram em ‘desprezo do ministro’ e afirmaram que ele ‘age pensando apenas em manter sua imagem de firmeza e receptividade’.
As prisões francesas têm hoje cerca de 85 mil detentos. O número está acima da capacidade oficial de pouco mais de 62 mil vagas. A taxa média de ocupação é de 135%. Vinte e nove unidades ultrapassam os 200%.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp