Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Edição do ‘Crescer 2018’ será traduzida para Libras

A 21ª edição do Crescer – o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, será traduzida integralmente para Língua Brasileira de Sinais – Libras. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na casa de shows Spazzio, em Campina Grande. Estarão se revezando, ao longo do encontro, dois profissionais. A tradução também será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Veja também:

Uma das pastorais mais atuantes na garantia dos direitos a acessibilidade dos surdos, a Pastoral dos Surdos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, será a responsável pela tradução do encontro, desde a recitação do terço, pregações e músicas até a celebração da Santa Missa de encerramento.

Elizabeth da Silva Teófilo, tradutora de libras, diz que considera a tradução religiosa como uma missão e não um trabalho. “Assim como nós ouvintes, eles também precisam viver esses momentos. É gratificantes ver eles se emocionando com testemunhos de vida, ajudando colegas em situações difíceis e aprendendo com a Palavra de Deus”.

Há mais de 15 anos o encontro é traduzido e continuará sendo para garantir a inclusão de surdos, de acordo com a coordenação do Crescer. “Traduzir o encontro para Libras é garantir inclusão e acessibilidade para um público que muitas vezes é esquecido, mas que para nós é importante para evangelização”, esclarece Gustavo Lucena, Coordenador Geral do Crescer.

Elizabeth ainda conta que muitos dos surdos que participaram de edições anteriores do Crescer, hoje trabalham voluntariamente no encontro e mostram a sociedade que a única diferença entre eles e os ouvintes é a língua. “Infelizmente a sociedade ainda não vê a Libras como uma língua reconhecida por lei e sim apenas como gestos ou mímica”.

O evento traz o tema “Sobre a família uma nova unção”, com a proposta de trazer reflexões sobre os desafios que as famílias cristãs enfrentam na atualidade.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.