Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Eleitor que não votou nem justificou no 1º turno pode ir às urnas

O eleitor que não votou nem justificou a ausência no primeiro turno das eleições poderá ir às urnas normalmente neste segundo turno, marcado para este domingo (28). Eleitores paraibanos votarão apenas para presidente, já que no estado a disputa para governador foi decidida em 1º turno com a vitória de João Azevêdo (PSB).

Caso o eleitor não esteja no seu domicílio eleitoral, poderá fazer a justificativa do voto. O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário. Para isso, é necessário ter em mãos o título de eleitor e também apresentar um documento de identificação oficial com foto. Quem não apresentar a justificativa no dia da votação tem 60 dias para fazê-lo.

Os eleitores que estiverem no exterior no dia da eleição terão até 30 dias, contados da data do retorno ao Brasil, para apresentar a justificativa.

Quem não votou nem justificou a ausência no primeiro turno tem até 6 de dezembro para fazê-lo.

Já quem não votar e não apresentar justificativa terá impedimentos como tirar passaporte e tomar posse em cargo público. Já o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa terá a inscrição cancelada.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.