Encontro Virtual articulado por Tovar discute implantação da Rota do Cordeiro na Paraíba

Encontro teve como objetivo discutir o apoio da atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste
Deputado Tovar Correia Lima (Foto: Divulgação)

A implantação do projeto Rota do Cordeiro no Cariri paraibano foi o tema de uma reunião virtual articulada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) com o superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Evaldo Cruz Neto, e o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bonfim, no fim da tarde desta quarta-feira (17). Para Tovar, é importante garantir a promoção de ações e apoio a projetos que garantam o desenvolvimento regional paraibano.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Ouro Velho, Paulo Júnior; o representante do Senar/Faepa, Mário Borba; a diretora do INSA, Mônica Tejo; o presidente da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nilton Silva; representando a Apacco, Pedro Marthins, e a professora da UFCG Mônica Correia.

O encontro teve como objetivo discutir o apoio da atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Tovar ressaltou que o momento também foi para conhecer como funciona a Rota do Cordeiro. O programa é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais.

O superintende da Sudene, Evaldo Cruz Neto, agradeceu a convocação do parlamentar e assegurou que todas as instituições representadas podem contar com a Sudene para o desenvolvimento do setor. “Conte com a Superintendência para que a gente possa deixar o setor funcionando e nos tenha como parceiros, pois queremos estar juntos para deixar tudo encaminhado no setor da caprinocultura paraibana”, finalizou.

O representante da Embrapa, Marco Bonfim, falou sobre estratégias, como atua a instituição e assegurou que a Paraíba tem potencial para se desenvolver. “A gente sabe o que fazer e o que precisamos é avançar porque aqui na Paraíba somos muito fortes neste setor”, enfatizou.

Durante o debate, o representante do Senar/Faepa, Mário Borba, evidenciou a importância do encontro e destacou o potencial da Paraíba. “Hoje a Paraíba conta com 600 produtores sendo capacitados em gestão da propriedade rural pela Faepa/Senar. Não adianta o produtor receber dinheiro se não tiver assistência técnica e hoje isso está raro, não só no nosso estado, como em outros estados do país”, reforçou.

Na ocasião, o presidente da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nilton Silva, colocou a instituição à disposição dos projetos de desenvolvimento regional da Paraíba. “Estamos prontos para contribuir com esse grande projeto de desenvolvimento da região”, disse.

Encaminhamentos

Durante a reunião, as instituições fizeram alguns encaminhamentos ao deputado Tovar. Entre eles estavam a apresentação de um Projeto de Lei revogando dispositivos da Lei de Bem-Estar Animal, de autoria do deputado Hervazio Bezerra, que seriam prejudiciais o setor produtivo.  A apresentação de um Projeto de Lei garantindo que o setor produtivo integre o Conselho da Sudema. Verificar como está o Projeto de Lei que cria mecanismos legais que garantam a inserção de derivados do leite de cabra na merenda das escolas públicas.

Outro encaminhamento apresentado foi o de preparar um requerimento para o Ministério da Infraestrutura solicitando que a obra de pavimentação da BR-020 seja retomada, tendo em vista que ela é um importante via de transporte de grãos e diminuiria os custos dos insumos para a pecuária. O último encaminhamento tratou da preparação de requerimento solicitando à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária a reativação do Comitê Gestor do Projeto Rota do Cordeiro.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.