O prazo para retirada dos móveis pertencentes às pessoas desabrigadas por uma operação da Polícia Federal, na última quinta-feira (12), termina nesta quarta (18). A secretária de Habitação Social, Sachenka Bandeira, informou que a Prefeitura de João Pessoa vai peticionar um relatório fotográfico do que ficar no local até o fim do dia para a Justiça Federal da Paraíba, que vai decidir o destino dos pertences.
“A Prefeitura de João Pessoa não pode ser responsável eternamente pelo mobiliário das pessoas. O prazo de entrega dos móveis termina hoje e vamos peticionar o pedido à Justiça caso algum pertence não for entregue e continuar no local”, informou Sachenka.
Procurada pelo Portal Correio, a Justiça Federal, por sua vez, explicou que só pode se pronunciar quando for provocada pela prefeitura, o que ainda não aconteceu. “Nós não temos uma posição porque ainda não foi protocolado nada sobre as pessoas desabrigadas na operação. A Justiça precisa ser acionada, e isso ainda não aconteceu, então não sabemos como ficará essa situação porque, simplesmente, não fomos provocados”, disse a assessoria de comunicação.
Enquanto isso, vivendo sob o teto de uma quadra localizada na Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias, as 239 famílias estão sem ter para onde ir e dormem ao relento. O pouco de alimento e roupas que têm são doados.
O caso
A operação da Polícia Federal ocorreu para a reintegração de posse no Bairro das Indústrias, em João Pessoa. As 239 famílias que ocupavam o Conjunto Habitacional Vista do Verde I e II foram retiradas dos apartamentos. O condomínio é uma obra do Governo Federal, que será destinado ao programa Minha Casa Minha Vida.
A operação foi uma ação conjunta que contou com a Polícia Militar, Bombeiros e até o helicóptero Acauã.