Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Especialista orienta como perder peso treinando apenas 30 minutos por dia

Treinos curtos com alta intensidade são opção para quem quer manter a forma
Exercícios físicos
(Foto: Divulgação/Unimed JP)

A rotina tem se tornado cada dia mais corrida para muitas pessoas, o que torna difícil manter a disciplina na prática de exercícios físicos. Para estes casos, já existem soluções para que as pessoas possam encaixar hábitos saudáveis no dia a dia: treinos curtos, de até 30 minutos, são uma opção para quem não quer perder o ritmo.

Embora o tempo de treino seja reduzido em comparação às práticas tradicionais, o profissional de educação física da equipe da Unimed João Pessoa, Claudney Forte, garante que o rendimento é o mesmo, senão maior.

Ele explica que associar treinos longos a resultados mais positivos é uma percepção da realidade construída de acordo com parâmetros já ultrapassados pela ciência.

“Via de regra, antigamente, os profissionais adotavam a máxima ‘se funciona para mim, funciona para todos’. Muito por conta disso, as pessoas acreditavam que quanto maior o tempo de treino, mais resultados viriam”, contextualiza, ao defender que, hoje, já existem estudos que comprovam a eficácia de treinos mais curtos.

Intensidade

A eficácia destes treinos está na intensidade dos exercícios. Em vez de terem ritmos padronizados, treinos de até 30 minutos seguem uma lógica de variação de intensidade, o que faz com que a frequência cardíaca do praticante suba, de modo que seu gasto calórico também aumente bastante.

“Se eu fizer o mesmo tipo de treino de forma rítmica, sem fazer a troca das intensidades, eu não vou ter uma grande perda calórica. Então, hoje, não é mais necessário ficar uma, duas horas treinando. Mas, sim, fazer um treino curto, porém mais intenso”, afirma Claudney. Ele explica que a prática é baseada no HIIT, sigla de High Intensity Interval Training que, em português, está relacionada a exercícios de alta intensidade.

Além de garantir melhora na saúde cardiometabólica e contribuir para o aumento do foco de quem pratica, os treinos curtos também contribuem para a regulação dos níveis de açúcar no sangue. E, se feitos da maneira correta, os benefícios deste tipo de treino só aumentam.

Oficina gratuita

No próximo dia 27, a Unimed João Pessoa vai realizar gratuitamente para os clientes a oficina “Mude1Hábito: Perca peso treinando apenas 30 minutos por dia”. A oficina, que é organizada pelo grupo de educação em saúde Equilíbrio do Corpo, será remota, das 15h às 16h.

Para participar, é necessário ter Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 25 (idade entre 18 e 59 anos) ou maior ou igual a 27 (a partir dos 60 anos); e com circunferência abdominal acima de 94 centímetros (homens) e 80 centímetros (mulheres).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Portal Unimed JP.

Palavras Chave

Saúde

Comentários

María disse:

Muito bom

María disse:

Quero participar

Aidil Amaral disse:

Quero fazer parte desses exercicios, para perder ou eliminar peso. MORO EM curitiba /PR, avisem qdo for aqui, obrigada

Eliane Ferreira Vasconcelos Silva disse:

Tenho 56 anos e meu IMC está de 30.6

Penha disse:

Eu quero

Marlene disse:

Excelente, amei, é possível participar?
Boa tarde
Deus te abençoe!

Hilton pereira do Amaral disse:

Estou acima do peso

Silvia Teixeira disse:

Bom dia! Sou cliente da Unimed Rio e fiquei interessada. Hoje estou com 92,4kg e tenho 1,62m. Tenho alguns problemas de saúde e estou correndo atrás de emagrecer para melhorar a saúde.

Quelcelene Recuero Quadro disse:

Adorei gostaria de ter mais informações

Socorro Melo disse:

Gostei das informações sobre emagrecimento com exercícios de maior intensidade e menor tempo..estou nesse grupo de 60 anos com 86k.vou tentar assistir ao treinamento.

Sônia Maria Silva Rosa Santos disse:

Olá, sou diabética e hipertensa preciso perder peso.Porfavor me ajudem !!! Obrigado.

Gostaria de perder circunferência abdominal e barriga com apenas 30 mintos

Aurizete Resende De Meireles disse:

Quantos minutos de exercícios pra perder peso

Criseles disse:

Maravilha!

Celia Regina da Silva Diniz disse:

Gostei

Maria Santos disse:

Queria assistir essas aulas

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.