Moeda: Clima: Marés:
Início Cotidiano

Estrutura de casa de eventos que desabou não tinha responsável técnico, diz Crea-PB

Na noite deste domingo (29), um teto desabou em cima de um palco, deixando 46 pessoas feridas, sendo três em estado grave
Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) garantiu que a construção e manutenção da casa de shows Up Garden, no Portal do Sol, era feita por pessoas desabilitadas. Na noite deste domingo (29), um teto desabou em cima de um palco, deixando 46 pessoas feridas, sendo três em estado grave.

“É importante esclarecer que, de acordo com nossos registros, não consta nenhuma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relacionada à construção ou manutenção da estrutura envolvida no incidente. A falta de uma ART indica que os trabalhos técnicos não foram conduzidos por profissionais habilitados e registrados, comprometendo a qualidade e segurança da edificação.”, diz a nota.

A ART define os responsáveis técnicos pela obra. O documento é obrigatório em todo contrato para execução de serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. O registro da ART comprova a capacidade técnico-profissional.

Incidente

O caso aconteceu durante um evento que comemorava o aniversário do cantor Gustavo Sagaiz. No momento da queda, um grupo de pagode se apresentava no palco, acompanhado por diversas pessoas, que foram atingidas pela estrutura. Elas foram encaminhadas por ambulâncias e carros particulares para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa.

Segundo a unidade hospitalar, das 46 pessoas atendidas, 38 receberam alta. Das oito pessoas que continuam internadas, três estão em estado grave, mas sem risco de morte.

Logo após a tragédia, o Corpo de Bombeiros determinou a interdição do local e aplicou uma multa aos responsáveis pela casa de eventos. Um inquérito foi aberto para identificar o que causou a queda da estrutura, além de responsabilizar os envolvidos.

Procurada pela reportagem do Portal Correio, a direção da casa de shows não se pronunciou sobre o assunto. Os perfis das redes sociais também foram desativados.

Já a defesa do cantor Gustavo Sagaiz, contratante do evento, afirmou que vai acionar a justiça contra a Up Garden pelos danos corporais causados às pessoas presentes na festa.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.