Moeda: Clima: Marés:
Início Justiça

Estudante de Medicina que fraudou sistema de cotas na UFPB tem matrícula cancelada

Ação foi impetrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), após investigação da Polícia Federal. Estudante já estava perto de terminar curso
ufpb
(Foto: Angélica Gouveia)

A Justiça Federal na Paraíba determinou o cancelamento da matrícula de um estudante de Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que fraudou o sistema de cotas para ingressar no curso.

A ação foi impetrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), após investigação da Polícia Federal.

O estudante foi indiciado pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Conforme a Justiça, em 2017 ele apresentou um certificado de conclusão do Ensino Médio emitido pelo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Profª. Tereza Donato de Araújo, situado em Marabá (PA).

No entanto, o jovem já havia concluído o Ensino Médio no ano anterior, quando estudava no Colégio Delphus, em Paraupebas, também no Pará.

“Esta certificação de conclusão do ensino médio pelo Ceeja é nula, já que claramente contrária à diretriz legal, que prevê que os cursos e exames supletivos sejam direcionados aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria”, explica a decisão, assinada pela juíza Cristiana Mendonça Lage.  

De acordo com o texto da decisão, Leonardo estava perto de terminar o curso – ele ingressou no primeiro semestre de 2018 e já estava fazendo o internato médico, com previsão de término em junho de 2024.

Ao deferir o pedido de medida cautelar, a juíza proibiu o estudante de frequentar aulas e prestar exames, bem como solicitou à UFPB que desconsidere as atividades discentes do semestre 2023.2 e não conceda colação de grau ao denunciado.  

O estudante ainda poderá recorrer da decisão em um prazo de 10 dias, contados a partir da última terça-feira (2).

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.