Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Estudante grava más condições de transportes escolares da PB

Estudantes que usam o transporte escolar no município de Salgado de São Felix, localizado a 81 km da Capital, reclamam das más condições em que se encontram os veículos improvisados que fazem linha naquela região. A principal reprovação é a ausência de segurança por falta de espaço nos carros, fazendo com que os alunos se amontoem no interior do veículo ou fiquem em pé do lado exterior, que foi adaptado com uma capota para transportá-los. Com uma câmera de celular, um deles flagrou alguns desses momentos. Assista à reportagem completa acima.

Em consulta ao Detran, a TV Correio descobriu que o carro das imagens é de 1987. As gravações foram feitas na Zona Rural do município, no Agreste paraibano, por um estudante de 23 anos, que cursa o 9º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Maria de Melo, localizada em um sítio com o mesmo nome. “Eu resolvi fazer aquele vídeo pra mostrar como a gente vem todos os dias correndo risco de vida. Até agora nenhum responsável quis se responsabilizar para resolver o problema”, disse Fábio Júnior da Silva.

Popularmente conhecidos como “pau de arara”, veículos assim costumam ser caminhões irregulares adaptados clandestinamente para o transporte de passageiros que colocam em risco a própria vida. De acordo com Fábio, no dia da gravação, cerca de 10 estudantes estavam dentro do carro, mas o número chega a 20. “São 20 alunos sentados um em cima do outro todos os dias, correndo risco de vida, apertados. Não tem condição”, lamentou.

Fiscalização

Uma inspeção realizada pelo Ministério Público da Paraíba  (MPPB) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que três em cada dez veículos escolares apresentaram problemas nos equipamentos obrigatórios de segurança. Segundo o chefe da Seção de Operações da PRF, Renato Medeiros, a principal irregularidade é também a mais grave: os veículos tinham pneus lisos (ou como são chamados popularmente, “pneus carecas”), o que aumenta o risco de acidentes e compromete, inclusive, a vida dos estudantes.

As fiscalizações foram realizadas durante a “Operação Transporte Escolar Seguro”, que aconteceu entre os dias 7 de março e 18 de abril, em trechos das rodovias federais localizados nas regiões de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Ao todo foram inspecionados 41 veículos escolares, responsáveis pelo transporte de 520 estudantes. Foram lavrados 203 autos de infrações e 25 boletins de ocorrência.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.