Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Filmes e série para celebrar os 50 anos do homem na Lua

Ainda há quem duvide, mas neste sábado (20) completam-se 50 anos da maior aventura da humanidade, desde que as caravelas cruzaram os mares em direção ao desconhecido: há cinco décadas Neil Armstrong desceu na Lua dizendo que era “um passo pequeno para um homem, mas um salto gigantesco para humanidade”. Nosso satélite, que já inspirou tantas canções e poemas, foi tema também do cinema — e muito antes de Armstrong e seus companheiros tentarem alcançá-la.

Leia também:

O CORREIO enumera nove filmes e uma série relacionados à ocasião. A série e cinco dos filmes recontam passos da corrida espacial: mostram Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço; o início do projeto Mercury, com os primeiros astronautas americanos; jogam holofotes sobre suas esposas e sobre as mulheres matemáticas que foram fundamentais para a conquista; mostram o feito de Armstrong e uma missão posterior que quase terminou em tragédia.

Outros quatro filmes mostram a conquista da Lua no imaginário cinematográfico antes de efetivamente o homem chegar lá. Muito antes na verdade: começa já no cinema mudo com um curta lendário de George Mèliès, passa pela Alemanha de 1929, a Hollywood de 1950 e termina com um filme de Robert Altman lançado 18 meses antes da missão Apollo 11.

Se há 50 anos o planeta olhava para o céu imaginando Neil Armstrong e Buzz Aldrin dando saltos sobre a superfície lunar, hoje o jeito é olhar para a tela para namorar a Lua. Ao menos enquanto o homem não sai a nova missão ao nosso satélite natural.

‘Os eleitos’ (The Right Stuff, 1983)

Baseado em livro de Tom Wolfe e com roteiro e direção de Philip Kaufman, o filme aborda os pilotos pioneiros do programa espacial americano, o projeto Mercury.

Começa em 1947, mostrando o piloto Chuck Yeager (Sam Shepard) e a quebra da barreira do som. Depois, vai dos anos 1950 ao começo dos 1960 com a seleção e o treinamento dos sete astronautas para as primeiras idas americanas ao espaço, nomes hoje lendários como Alan Shepard (Scott Glenn), John Glenn (Ed Harris) e Gordon Cooper (Dennis Quaid).

Com 3h13 de duração, o filme retrata em tintas épicas esses primeiros passos que, anos depois, resultariam na chegada do homem à Lua. A trama é focada sempre nos pilotos, mostrados como os verdadeiros heróis que arriscavam o pescoço e que tiveram que brigar para ter comando sobre suas cápsulas — pilotar mesmo e não ser apenas estar lá para fazer o mesmo que um macaco faria (nada).

‘O primeiro homem’ (First Man, 2018)

O filme de Damien Chazelle aborda a vida de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, há exatos 50 anos. Embora reconte um dos grandes feitos da humanidade, a opção é por uma abordagem mais intimista. Ryan Gosling interpreta Armstrong e Claire Foy é sua esposa, Janet. Chazelle se preocupou muito com a autenticidade e tomou a decisão de diminuir a importância dos astronautas terem hasteado a bandeira americana na Lua, para realçar o feito como da humanidade. O roteiro é de John Singer, baseado em livro de James R. Hansen.

‘Apollo 13’ (Apollo 13, 1995)

Tom Hanks, Bill Paxton e Kevin Bacon são Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert, tripulação da Apollo 13, a segunda missão a fazer o voo à Lua após o feito de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins na Apollo 11. O filme de Ron Howard conta como a vida dos astronautas foi ameaçada por um defeito interno da nave e como eles e a Nasa tiveram que traçar uma estratégia para que eles conseguissem retornar à Terra. É daqui a frase “Houston, nós temos um problema”. É baseado em livro de Lovell e Jeffrey Kluger.

‘Estrelas além do tempo’ (Hidden Figures, 2016)

Por anos a conquista do espaço pareceu um jogo exclusivamente de meninos brancos. Mas o filme de Theodore Melfi joga luz nas figuras ocultas das mulheres matemáticas que faziam os cálculos que garantiam a segurança dos astronautas antes que os computadores tomassem conta de tudo. Baseado em livro de Margot Lee Shetterly, a produção mostra também que as matemáticas negras trabalhavam segregadas. O foco é, principalmente, em Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

‘Gagarin, o primeiro no espaço’ (Gagarin — Pervyy v Kosmose, 2013)

A produção russa dirigida por Pavel Parkhomenko conta o feito do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem a orbitar nosso planeta. É dele a frase clássica “A Terra é azul”.

‘The astronaut wives club’ (The Astronaut Wives Club, 2015)

Este não é um filme, mas uma série de 10 episódios que só teve uma temporada e era focada nas esposas dos astronautas, que sofriam juntas enquanto os maridos voavam pelos céus. As personagens estão também em Os Eleitos.

‘No assombroso mundo da Lua’ (Countdown, 1967)

De Robert Altman, mostra a Nasa tão desesperada com a corrida espacial que manda um astronauta (James Caan) só de ida. Ele tem que aguardar a Apollo ficar pronta para resgatá-lo. Foi lançado apenas 18 meses antes da Apollo 11.

‘Viagem à Lua’ (Le Voyage dans la Lune, 1902)

https://www.youtube.com/watch?v=_FrdVdKlxUk

A obra-prima do pioneiro George Méliès mostra em 13 minutos a mais antiga fantasia cinematográfica sobre a conquista da Lua — que, aqui, tem um rosto, uma imagem clássica. Cópias foram coloridas à mão. Parte de romance de Jules Verne e H.G. Wells.

‘Destino à Lua’ (Destination Moon, 1950)

https://www.youtube.com/watch?v=7N_Eghin6pM

A versão anos 1950 de como seria uma viagem interplanetária até nosso satélite. Aqui, a iniciativa privada se faz presente: um milionário banca a viagem. A direção é de Irvin Pitchell. No fim, a falta de combustível é um dilema para o retorno.

‘A mulher na Lua’ (Frau im Mond, 1929)

O filme alemão dirigido por Fritz Lang mostra a ida ao satélite para achar ouro, mas a cobiça pune os exploradores. Mostrou elementos como a gravidade zero e inventou a contagem regressiva para o lançamento de um foguete: era um efeito dramático.

*Texto de Renato Félix, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.