George Coelho
Posse ocorreu na posse da Asplan (Foto: Adriana Rodrigues/Jornal CORREIO)

George Coelho promete unificar Famup e lutar pelo pacto federativo

Novo presidente da Famup disse que vai trabalhar para que todos os 223 Municípios paraibanos se associem à entidade, que hoje conta com 174

55
COMPARTILHE

O prefeito de Sobrado, George Coelho, tomou posse, nessa segunda-feira (7), na presidência da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), anunciando ações de unificação da entidade e a luta pelo pacto federativo. O evento reuniu prefeitos de várias cidades no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no centro de em João Pessoa.

O novo presidente da Famup disse que vai trabalhar para que todos os 223 Municípios paraibanos se associem à entidade, que hoje conta com 174. “Queremos fazer uma Famup cada vez mais forte e atuante, para ele  desenvolver um trabalho melhor e obter mais conquistas”, declarou.

Ele se comprometeu em lutar para ampliação do repasse federal para os municípios paraibanos e contribuir para reforçar a luta do movimento municipalista, junto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para garantir o pacto federativo, que é uma das principais bandeiras de luta de prefeitos de todo o país. Segundo ele, o modelo  adotado atualmente que destina 59% do bolo tributário para o Governo Federal, 25% para os Estados e 14% para os Municípios é “injusto!.

“É uma luta que já vem de muito tempo, e não podemos parar. Muito se fala muito no pacto federativo, mas agora chegou o momento de concretizá-lo. Esperamos que esse novo governo, já que eles falam tanto em descentralização e liberação da economia, que venha fazer com que o Município receba o que é devido. Há muita dificuldade das prefeituras por falta de recursos”, declarou.

Outra bandeira de luta anunciada por George, que será colocada em prática nos primeiros dias da nova gestão é a busca de solução conjunta para acabar com os lixões nos municípios e a construção de aterro sanitário, conforme já foi solicitado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Tota Guedes

No movimento municipalista a quase 20 anos, o ex-presidente Tota Guedes, que presidiu a solenidade de posse do novo presidente, avaliou de forma positiva a gestão que se encerrou, devido às várias conquistas, que acredita que serão ampliadas na nova gestão. Tota Guedes destacou o repasse extra de 1% da cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Dentre os pontos citados por ele, estão a ajuda financeira, a repatriação dos recursos apreendidos no exteriro, que no primeiro momento o Governo Federal não queria distribuir para os Municípios, mas depois de uma luta municipalista foi dividida a repatriação.“Eu poderia citar várias outras coisas que tivemos em nossa gestão e foram grandes conquistas para o movimento municipalista. Sem falar da parte administrativa da Famup”, declarou o ex-presidente.

*Texto de Adriana Rodrigues, do Jornal CORREIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas