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Google lança recursos contra desinformação e notícias falsas

Segundo empresa, nova funcionalidade chega ao Brasil este ano e dá mais contexto para decidir qual o resultado mais útil e confiável para a pesquisa
Google
(Foto: Pixabay)

O Google anunciou nessa semana novos recursos na Busca para facilitar o acesso a informações de fontes confiáveis em resultados de pesquisa. As funcionalidades, algumas previstas para chegar ainda este ano no Brasil, vão permitir encontrar rapidamente o perfil da publicação que aparecer nos resultados da pesquisa, e emitir um aviso aos usuários quando o conteúdo sobre um tema estiver mudando rapidamente.

Neste último caso, a plataforma mostrará um alerta no topo da Busca quando houver interesse repentino por notícias de última hora ou assuntos sobre os quais ainda não há resultados de fontes confiáveis disponíveis no momento da consulta.

Os recursos foram criados a partir de sistemas de refinamento de classificação da Busca, como o MUM (sigla em inglês para Modelo Unificado Multitarefa), que ajudam a aumentar o destaque para os resultados que trouxerem informações relevantes vindas de fontes confiáveis. Com eles, as pessoas terão mais contexto para decidir qual é o resultado mais útil e confiável para a pesquisa.

Um levantamento inédito do Poynter Institute e YouGov, apoiado pelo Google e realizado em sete países – incluindo o Brasil -, constatou que o consumo de informações falsas vem preocupando pessoas em diversas partes do mundo. Entre os brasileiros, mais de quatro em cada dez (44%) afirmam acessar todos os dias informações falsas ou deturpadas; enquanto dois em cada três entrevistados no país (65%) se preocupam com que eles ou seus familiares acreditem nesse tipo de informação. 

A pesquisa também mostrou que a maior parte dos brasileiros possui o hábito de checar a veracidade das informações que encontram na internet. Dois em cada três (66%) afirmam checar a fonte, enquanto 59% dizem que verificam a data da publicação. O Brasil foi ainda o país onde mais respondentes afirmaram usar as ferramentas de busca para verificar informações suspeitas (55%), ficando à frente de Nigéria (51%), Estados Unidos (42%),  Reino Unido (40%), Índia (38%), Alemanha (36%) e Japão (13%).

“As pessoas recorrem ao Google todos os dias para obter informações nos momentos mais importantes. Às vezes, para procurar a melhor receita para o jantar; outras, para verificar os fatos sobre uma afirmação que ouviram de um amigo. Não importa o que você esteja  procurando, nosso objetivo é conectar você com informações de alta qualidade e ajudá-lo a entender e avaliar essas informações. Temos investido na qualidade da informação e na alfabetização informacional na Busca e no Google Notícias, e hoje temos algumas novidades sobre esse importante trabalho”, escreveu o vice-presidente global da Busca do Google, Pandu Nayak, em post publicado nesta quinta-feira.

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