Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Governo define idades mínimas para aposentadoria

O presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica do governo decidiram que a proposta de reforma da Previdência fixará uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres, com um período de transição de 12 anos. A proposta de reforma do sistema previdenciário será encaminhada ao Congresso na próxima quarta-feira (20).

As informações são do secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, ao fim da reunião com o presidente, no Palácio da Alvorada. Foram cerca de duas horas de reunião, com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Marinho disse que a equipe econômica defendeu uma idade mínima de 65 anos para homens e para mulheres. Já o presidente discordava da idade mínima das mulheres: queria 60 anos. Além disso, o tempo de transição desejado pelos economistas era de dez anos, algo também negociado por Bolsonaro, que queria 20 anos de transição. No fim, o consenso ficou em 12 anos.

Depois de assinar o texto da reforma, na próxima quarta-feira (20), Bolsonaro vai fazer um pronunciamento à nação para explicar a necessidade de mudar as regras para aposentadoria no país. “O presidente fará um pronunciamento à nação, explicando de que forma essa nova Previdência vai ser encaminhada ao Congresso para ser discutida. E esperamos que seja aprovada brevemente”, disse Marinho.

O governo calcula que a reforma vai permitir uma economia de R$ 1 trilhão nos próximos dez anos. Por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e depois no Senado, com apoio de no mínimo dois terços dos deputados e dos senadores em cada votação.

Comentários

Jorge Silva disse:

Desde que ele crie uma lei que eu arranje trabalho até 65 anos tudo bem…

ARIANO disse:

O CERTO ERA PRA ELES FAZER UMA LEI, PRA QUEM FOR SE APOSENTA COM SALARIO MINIMO DEVE SE APOSENTA COM 55 ANOS DE IDADE AI SIM, JÁ QUE NÃO COBRA DAS EMPRESAS QUE DEVEM FORTUNAS NO INSS!

elias disse:

COMO, FICARIA UMA PESSOA, QUE TRABALHOU DESDE 8 ANOS DE IDADE E COMPLETA 55 ESTE ANO E 35 DE CONTRIBUIÇÃO VAI FICAR A VER NAVIOS, E ESPERAR, O ENVELHECIMENTO OBRIGATÓRIO DOS GOVERNOS QUE DESTRUIRAM O PAIS

Mirian Bezerra do Nascimento Cardozo disse:

Deveria ser pra mulher 60 anos.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.