Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Grande JP adota medidas contra novo coronavírus

As prefeituras de Santa Rita, Conde e Bayeux anunciaram, nessa terça-feira (17), medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. A Paraíba segue sem casos confirmados do vírus. O boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde apontava 48 casos suspeitos.

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo vírus, que causa infecções respiratórias, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. A doença provocada pelo vírus foi batizada de Covid-19.

Por ter atingido de forma expressiva os cinco continentes, a Covid-19 já é considerada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 291 casos haviam sido confirmados pelo Ministério da Saúde até a manhã desta quarta-feira (18). Mais de 8 mil seguiam em investigação e uma morte em decorrência da doença tinha sido confirmada.

Conde

A Prefeitura de Conde decretou situação de emergência para enfrentamento da pandemia. Aulas em escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal foram suspensas e só retornam em 30 de abril. A medida também deve ser aplicada para a rede privada. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está trabalhando para que não haja prejuízo no calendário letivo e a previsão é de que a reposição das aulas aconteça durante o recesso escolar do mês de julho. Acesse o decreto na íntegra.

Também foi criada a Comissão de Monitoramento da Covid-19, que terá como principal objetivo monitorar, avaliar e propor novas medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19.

Foram tomadas, ainda, medidas como a suspensão das atividades dos grupos de idosos e do atendimento no Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM), que agora será feito através do telefone 3298-2128.

O município de Conde não tem nenhum caso suspeito de Covid-19. A prefeitura disponibilizou o número de telefone (83) 9 8187-6740 para que população tire dúvidas sobre o assunto. Equipes de profissionais da saúde vão prestar esclarecimentos em esquema de plantão, todos os dias da semana.

Santa Rita

Santa Rita também declarou situação de emergência e anunciou medidas semelhantes às decretadas pelo Governo do Estado, como, por exemplo, suspensão de férias dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e de viagens a serviço do município programadas, salvo por motivo de saúde devidamente comprovado. Acesse o decreto na íntegra.

De forma excepcional, não será exigido o comparecimento à junta médica do Município para perícia médica daqueles que forem diagnosticados como casos suspeitos ou confirmados e receberem atestado médico externo, desde que os servidores entrem em contato telefônico com a chefia imediata e enviem a cópia digital do atestado médico por e-mail. Os atestados médicos serão homologados administrativamente.

Os servidores municipais que se enquadram no grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos) deverão exercer suas atividades via home office durante 15 dias, devendo comunicar tal fato às chefias imediatas, acompanhado de documento que comprove o enquadramento. O documento determinou também que os servidores cumprirão seus expedientes de trabalho em sistema de rodízio, devendo permanecer nos horários de expediente em suas residências, de sobreaviso, com possibilidade de serem convocados a qualquer momento e à disposição para executar os trabalhos que podem ser realizados home office.

Bayeux

O prefeito de Bayeux, Berg Lima, publicou no Instagram um vídeo anunciando decreto com medidas preventivas ao coronavírus. Ele destacou que o município registra grande movimentação de pessoas diariamente, especialmente por causa do Aeroporto Castro Pinto. Entre as medidas estão a suspensão das aulas em escolas e creches municipais por 30 dias, como também o atendimento ao público do Instituto de Previdência do Aposentado do Município (IPAM) por 15 dias. Assista ao vídeo de Berg Lima:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Berg Lima (@berglimapb) em

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.