Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Grupo de Cartaxo terá candidato único em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa e presidente estadual do Partido Verde (PV), Luciano Cartaxo, afirmou nessa terça-feira (11) que o seu grupo político que representa a gestão municipal terá apenas um candidato a prefeito nas eleições de outubro. Com isso, o gestor praticamente estabelece que possíveis candidaturas de ‘aliados’ serão consideradas como oposição. Cartaxo defendeu ainda o diálogo como essencial para manter o grupo unido ao revelar que fracionar não é o caminho ideal para encarar um processo eleitoral.

Durante a reabertura dos trabalhos na Câmara da Capital, Luciano Cartaxo destacou ainda o papel fundamental dos vereadores no processo de construção de uma candidatura. “Os vereadores têm um papel importante nesse processo todo. Já fui vereador e sei da importância em um processo eleitoral e nós queremos todos juntos, apoiando a nossa candidatura. Agora, fracionar e dividir eu nunca achei que fosse o melhor caminho e eu tenho maturidade suficiente para ouvir todo mundo, mas a gente está dando o rumo do desenvolvimento da cidade”, disse.

Cartaxo afirmou ainda acreditar que os vereadores estarão juntos no projeto para fazer a cidade melhorar cada vez mais. “Volto a dizer que não se pode fracionar. O governo municipal que se apresenta com uma gestão focada em obras e investimentos será um modelo que vai ter um representante”, afirmou.

O prefeito garantiu que vai botar uma candidatura na rua dialogando com todo mundo, mas com a capacidade de mostrar o que foi feito, o que está sendo feito e o que será feito no futuro. “Eu estou falando em deixar a cidade com investimento muito importante para os próximos cinco anos. A ideia é que a gente possa unificar essa candidatura. A gestão terá um único candidato representando esse modelo de gestão”, sentenciou.
Luciano Cartaxo revelou ainda que a reforma administrativa na gestão municipal deve ser feita logo após o carnaval já que alguns auxiliares devem disputar mandatos de prefeito, vereador ou de vice-prefeito.

“Vamos fazer sim essa reforma assim que passara esse período do carnaval, entramos março com isso tudo definido para saber quem é que vai querer continuar apoiando, defendendo esse modelo de gestão de resultado que nós estamos implementando na cidade de João Pessoa”, observou o prefeito.

Para ele, a reforma acontecerá de forma tranquila, com muito diálogo, com muito entendimento, mas destacou que vai ser necessário e importante fazer as mudanças porque é preciso que as pessoas estejam focadas na gestão. “Quem ficar na gestão vai ter que ficar focado no trabalho que a gente está realizando”, afirmou.

Reforma em andamento

Cartaxo disse ainda não saber o tamanho da reforma administrativa. Segundo ele, vai depender de quantos auxiliares estejam interessados na disputa eleitoral ou em permanecer apoiando e contribuindo para a gestão.

“Pode ser uma reforma pontual como também pode ser mais ampla. Isso vai depender desse diálogo que vamos ter e das pastas chaves que temos. O que é preciso é permanecer nesse ritmo de trabalho com pessoas comprometidas e que acompanhem esse ritmo que está imposto na administração”, pontuou o prefeito de João Pessoa.

Preparando o futuro

Assim como tem feito desde o início de 2013, o prefeito de João Pessoa prestigiou a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) neste início do oitavo ano de mandato.

Com uma gestão ainda mais forte e preparada para enfrentar e superar os desafios, Luciano apresentou dados dos avanços em toda a cidade, o novo patamar em que a Capital se encontra e destacou que a cidade se transformou ao encontrar o rumo do desenvolvimento e está preparada para receber muito mais investimentos através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fruto do trabalho da atual equipe da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e parceria com o Legislativo municipal.

“É a primeira vez que João Pessoa vai receber recursos internacionais e já está tudo pronto para que isso aconteça. Esse programa João Pessoa Sustentável foi pensado para preparar o futuro de João Pessoa e nos orgulha saber que além de tudo que já estamos fazendo, vamos deixar muito mais pela cidade, entregando a Prefeitura com U$ 100 milhões em caixa e um projeto pronto para ser executado, cuidando da governança municipal e sustentabilidade ambiental”, afirmou o prefeito. Dentro do Programa João Pessoa Sustentável, a Prefeitura vai modificar o perfil do Complexo da Beira Rio, com a construção de quase 700 unidades habitacionais, urbanização, o Parque Socioecológico do Róger, o Centro de Comando da Capital e mais ações de governança e sustentabilidade.

Cartaxo afirmou que a cidade soube se reinventar e conquistar resultados históricos em todas as áreas. O modelo de gestão desenvolvido com foco em apresentar resultados foi, por duas vezes reconhecido internacionalmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também pela UNESCO, que a incluiu na seleta lista mundial de Cidades Criativas, título conferido a apenas oito cidades brasileiras e 180 cidades em todo o mundo.

“Não existe fórmula mágica. Implementamos um modelo de gestão que foi capaz de cortar gastos. Ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Mantivemos os pagamentos dos nossos servidores em dia, antecipamos o 13° salário. E ainda criamos premiações para reconhecer e valorizar os bons profissionais”, disse Cartaxo.

*André Gomes, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.