Moeda: Clima: Marés:

Hambúrguer: veja receitas artesanais para preparar em casa

Especialista em Gastronomia do EAD Unipê Campina Grande explica os principais ingredientes que podem ser utilizados

Conhecido como uma das comidas mais populares em todo mundo, o hambúrguer foi criado na Alemanha, cidade de Hamburgo, o que resultou na origem do seu nome. Levado por imigrantes aos Estados Unidos, nesse país ganhou as lanchonetes de comida rápida ou os famosos fast food, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo.

Regina dos Santos Costa, coordenadora do curso de Gastronomia EAD 100% on-line do EAD Unipê Campina Grande, diz que o hambúrguer tem inúmeras variações e atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes dos mais simples aos mais sofisticados.

“Nesse contexto, a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade e contamos com variações que utilizam ingredientes como salmão, peru, frango, ou ainda versões vegetarianas.”

De acordo com a especialista, o hambúrguer chegou ao Brasil em 1952, quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob’s, em Copacabana, no Rio de Janeiro. No cardápio também havia sundae e milkshake, e as novidades logo ganharam a preferência dos cariocas.  

“Embora seja extremamente gostoso, é preciso ter cuidado, porque o hambúrguer é uma verdadeira armadilha calórica que além da proteína, conta com ingredientes como a maionese ou complementos como a batata frita”.

Como preparar?

O primeiro e importante passo é a escolha da carne. “Dê preferência por cortes como: fraldinha, patinho, alcatra ou coxão duro. O importante é optar por uma carne de qualidade. Acrescentar outros ingredientes de sua preferência também enriquecerá as preparações. Aqui podemos usar a criatividade, utilizando componentes como: cebola picada, cebolinha, salsinha, sal, pimenta e temperos de sua preferência. Depois é só misturar todos os ingredientes e moldar o seu hambúrguer. A porção ideal deve ter entre 120g e 180g, mas caso não tenha balança em casa, pode medir utilizando a mão.”

Para que o hambúrguer caseiro não rache na hora de ir ao fogo, a especialista explica que uma boa dica é jogar a bola de carne de uma mão para a outra na hora de formar o lanche. “Outro conselho importante é embalar em papel filme e levar à geladeira por algumas horas. Os hambúrgueres podem até mesmo ser congelados dessa maneira e grelhados dias depois”, indica.

Feito todo o processo, é importante escolher o tipo de pão e os demais acompanhamentos. Os ingredientes mais populares são: alface; tomate; maionese; ketchup; bacon; cebola e queijo. “Se você quiser impressionar, pode acrescentar elementos que trarão ainda mais sabor aos seu lanche. A criatividade vale muito neste momento, então sugerimos preparar uma deliciosa maionese saborizada, cebola caramelizada ou adicionar queijos e molhos”, ressalta.

Abaixo, confira as principais receitas elaboradas pela docente:

Cebola caramelizada

– 1 cebola inteira cortada em rodelinhas (caso aumente o número de cebolas, aumentar os outros ingredientes na mesma proporção)

– 1 colher de açúcar

– Sal e pimenta a gosto

– 1 colher de maionese

Modo de preparo: em uma frigideira, acrescente a cebola picada e, logo após, acrescente o açúcar. Espere caramelizar e derreter, até que a cebola amoleça. Misture o sal e a pimenta e por fim, com o fogo desligado, acrescente a maionese. Você terá uma cebola caramelizada super cremosa que deixará o prato ainda mais suculento.

Hambúrguer caseiro fácil e rápido 

– 1 kg de carne moída (patinho, coxão mole, acém ou outro corte de sua preferência) Dica: o ideal é que a carne tenha 20% de gordura, mas podemos combinar cortes mais gordurosos com menos gordurosos, ou ainda acrescentar carne bovina e carne suína, ou linguiça

– 1 sachê de creme de cebola

– Sal e pimenta do reino a gosto 

A seguir trazemos o modo de preparar em passos para facilitar a execução do hambúrguer:

Passo 1: em um bowl adicione a carne moída, o creme de cebola, o sal e a pimenta;

Passo 2: misture tudo com as mãos, amassando e misturando bem;

Passo 3: em seguida, divida a carne em 5 porções iguais;

Passo 4: faça bolinhas com cada parte;

Passo 5: em seguida, com as mãos, achate as bolinhas para dar formato no hambúrguer;

Passo 6: se você tiver um moldador, basta colocar a carne dentro e achatar;

DICA: se você não tiver um moldador, pode usar uma tigelinha para moldar. Se a intenção é congelar. Faça os seguintes passos:

Passo 1: abra o plástico filme em uma superfície lisa;

Passo 2: com cuidado, para não perder o formato, enrole o hambúrguer;

Passo 3: em seguida leve ao freezer ou congelador. Pode ser armazenado por até 90 dias.

Como preparar na frigideira ou na chapa:

Passo 1: em uma frigideira ou na chapa, aqueça um fio de azeite e acomode o hambúrguer;

Passo 2: doure dos dois lados e sirva.

Para acompanhar o hambúrguer, trouxemos algumas sugestões:

Maionese temperada sem ovo

– 1 dente de alho

– Sal a gosto

– Salsinha ou cebolinha (se você quiser que a maionese fique verde)

– ½ copo de leite gelado

– Óleo até dar o ponto

Modo de preparo em dois passos:

Passo 1: acrescente o alho, o sal, a salsinha ou cebolinha e o leite gelado no copo do liquidificador e bata até misturar todos os ingredientes e dissolver os itens maiores;

Passo 2: com o liquidificador ligado, retire a tampa menor do liquidificador e adicione o óleo em fio, lentamente, de modo a engrossar a mistura. Faça este processo até ficar uma mistura cremosa e homogênea.

A dica agora é para você que procura por um hambúrguer mais saudável.

Hambúrguer tradicional saudável

Ingredientes

– 400 g de carne moída

– 4 colheres (sopa) de farelo de aveia orgânica

– 1 e ½ colher (chá) de sal

– Meia cebola pequena ralada

– 1 xícara (chá) de abobrinha ralada no ralo fino

Modo de preparo: em um bowl, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Modele 12 hambúrgueres médios e coloque em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180ºC) até o ponto de assado. Este processo leva em média 25 minutos.

Lembre-se, porém, que este tempo é uma previsão, porque cada forno tem uma potência diferente. O importante é não deixar muito tempo, para não ressecar.

Uma excelente opção para os vegetarianos é o hambúrguer de grão de bico, que é super saboroso e fácil de fazer.

Ingredientes

– 1 xícara de grão de bico cozido

– 1 cebola pequena

– 120 g de farinha de aveia

– 40 g de farinha de linhaça

– Azeite

– Sal a gosto

– Salsinha a gosto

– Temperos de sua preferência

Modo de prepare: refogue em um fio de azeite a cebola, o alho e adicione uma pitada de sal, deixe refogar por aproximadamente 2 minutos. Amasse o grão de bico cozido (o ideal é cozinhar o grão de bico até o ponto ao dente) com um garfo ou pulse poucas vezes em um liquidificador, de modo que fique ligeiramente amassado. Após isso, acrescente os demais ingredientes e misture tudo com as mãos, até obter uma massa homogênea e moldável.    

Deixa a massa descansar na geladeira por cerca de uma hora antes de moldar os hambúrgueres (isso ajudará na consistência). Molde os hambúrgueres e sele na frigideira com um fio de azeite por 2 minutos de cada lado. Sirva a seguir.

DICA: o hambúrguer poderá ficar sobre refrigeração por até 3 dias ou congelar por até 2 meses.

Para os apaixonados por frango, trago uma receita super saborosa.

Hambúrguer de Frango

Ingredientes

– 600 g de filé de frango moído

– 1 cebola ralada

– 100 g de farinha de rosca

– 1 clara de ovo

– 40 g de mostarda

– 80 ml de azeite

– Sal a gosto

– Temperos a gosto

Modo de preparo:  em um bowl coloque todos os ingredientes, exceto o azeite e misture com as mãos até obter uma mistura compacta e lisa. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 15 minutos. Divida a massa em 4 partes e com as mãos, faça bolas com cada parte. Aperte para formar os hambúrgueres, deixando-os com formato bem redondo.

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e espalhe. Coloque dois hambúrgueres e deixe dourar cada lado por 3 minutos. Monte os hambúrgueres no pão e com os acompanhamentos de sua preferência. Bom apetite! 

Quer ser um (a) gastrônomo (a)?

O curso de Gastronomia EAD 100% on-line do EAD Unipê Campina Grande capacita pessoas nas técnicas e procedimentos das artes culinárias e muito mais: qualifica a planejar, administrar e gerenciar alimentos, bebidas e equipes. Saiba mais aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.