Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Homem morre atingido por raio durante pescaria com amigos

Um homem de 28 anos morreu após ser atingindo por um raio enquanto pescava com os amigos, na Zona Rural da cidade de Conde, na Grande João Pessoa, nessa quinta-feira (16). Um amigo da vítima também chegou a sofrer uma descarga elétrica, mas não teve ferimentos.

Em entrevista à TV Correio, familiares da vítima disseram que ele saiu de casa às 10h e foi pescar em um açude acompanhado de sete amigos. Um dos amigos afirmou que enquanto pescava, conversava com a vítima sobre fortes ventos na região, mas não pararam a pescaria.

Leia também:

Segundo o depoimento, pela tarde eles ouviram um trovão e, em seguida, um raio caiu em cima do homem, que não resistiu e morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local apenas confirmou o óbito.

Como se proteger de raios

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) orienta que, se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário.

Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Conforme o Inpe, deve-se evitar os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

O Inpe recomenda ainda que se evite certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

“Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão. Maiores detalhes podem ser encontrados no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no endereço www.cea.inpe.br/elat“, orienta o Instituto.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.