Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Hospital Universitário de Campina Grande é o único do interior do Nordeste a realizar cirurgia inédita para retirada de tumor

Os procedimentos são coordenados pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE)
Foto: REprodução

Nesta quarta-feira (13) o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), em Campina Grande, está realizando um mutirão de procedimentos de Ablações percutâneas pelo SUS. Os procedimentos são coordenados pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).

A técnica é pouco invasiva e guiada por ultrassonografia ou tomografia. Nela, o médico radiologista intervencionista punciona uma área tumoral em algum órgão sólido com objetivo de tratamento curativo do tumor.

A literatura médica mundial mostra resultados satisfatórios curativos da ablação percutânea comparados à cirurgias de ressecção, nos casos bem indicados

O HUAC será o único hospital do interior do Nordeste a participar do mutirão, que incluirá, também, o INCA, USP, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Amor de Barretos, entre outros.

O mutirão tem por objetivo reforçar a importância da inclusão deste tipo de procedimento, e de forma mais abrangente, no SUS, para que todos os brasileiros possam ter acesso à esta tecnologia quando bem indicada.

Além dos procedimento, haverá uma palestra sobre “Ablação percutânea guiada por imagem”, com Dr. Felipe, na no auditório do HUAC, as 15h, com presença da comunidade acadêmica da UFCG.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.