Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Hotel Globo recebe projeto ‘Encontros com o Cinema Paraibano’

O projeto “Encontros com o Cinema Paraibano” deste sábado (27), recebe, às 15h30, no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, os realizadores Arthur Lins, Mariah Teixeira e a produtora Marcelina Moraes. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). O evento é gratuito e faz parte do AnimaCentro.

O projeto reúne os realizadores selecionados na última edição do Edital Walfredo Rodriguez de fomento ao audiovisual pessoense para falar sobre a produção cinematográfica e seus processos criativos, abrindo espaço para o diálogo entre os realizadores do município de João Pessoa com a sua população e acontece sempre nas tardes de sábados no Hotel Globo.

O diretor Arthur Lins vai falar sobre o curta-megragem ‘Pele fina’, ficção que aborda a experiência de uma dramaturga na construção de seu próprio espaço criativo, um lugar subjetivo que possa acolher as suas questões existenciais. Para isso, o filme acompanha Luísa, 45 anos, que viaja para a praia de Tabatinga em uma baixa temporada, no intuito de escrever uma adaptação da peça dramática ‘Psicose 4.48’, de Sarah Kane.

Já a atriz e diretora Mariah Teixeira e a produtora Marcelina Moraes vão debater ‘Rafameia’, curta-metragem de ficção que conta um dia na vida de Carmem. Após viver uma situação incômoda com a entrega de sua máquina de lavar, ela vê o seu dia a dia com outros olhos, atravessado pelo medo das grandes cidades.

Os convidados

Arthur Lins é diretor, roteirista e montador audiovisual. Realizou mais de dez obras entre documentários e curtas-metragens de ficção, entre eles ‘A felicidade dos peixes’, ‘O matador de ratos’ e ‘O plano do cachorro’. Dirigiu filmes que participaram de importantes festivais nacionais. Professor de Montagem no curso de cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente desenvolve pesquisa acadêmica na área de narrativas audiovisuais e cinema contemporâneo brasileiro em diálogo com o gênero de ficção científica.

Mariah Teixeira iniciou seus estudos artísticos para formação profissional de atores na CAL (2001), aos 16 anos, e fez mestrado em Artes Perfomativas na ESTC­ Lisboa (2013). Atuou nos filmes ‘Baixio das bestas’, de Claúdio Assis, ‘Se nada mais der certo’, de José Eduardo Belmonte, e ‘Tatuagem’, de Hilton Lacerda, dentre outras produções, além de algumas minisséries. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília. No Teatro, trabalhou com Gustavo Paso, Roberto Alvim e Antunes Filho. ‘Rafameia’ é seu primeiro curta como diretora.

Marcelina Moraes foi parecerista em projetos culturais do Ministério da Cultura/Lei Rouanet, do Edital ‘Ceú das Artes’, da Funarte, da Secretaria de Cultura do Mato Grosso do Sul e gestora cultural do Centro Cultural Piollin. Foi produtora local dos espetáculos ‘Negrinha’ (SP), ‘Conversas com meu pai’ (SP) e ‘Os homens do triangulo rosa’ (PR). Fundadora da Amora Produções, atualmente cursa Gestão e Produção cultural na Universidade Cruzeiro do Sul.

O projeto

O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Centro Cultural Casa da Pólvora, Villa Sanhauá, Galeria Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.