Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

HU de Campina promove mutirão de colonoscopias

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como forma de aderir à campanha Setembro Verde, vai realizar um mutirão de colonoscopias a partir desta segunda (23) até o próximo dia 27. A ação é uma iniciativa da Unidade de Cirurgia Geral, através de seus Cirurgiões Coloproctologistas e da Unidade de Diagnóstico por Imagem, com os médicos endoscopistas.

Segundo o médico Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HUAC, o mutirão tem como objetivo adiantar a realização de colonoscopias já agendadas, além de realizar novos exames. Os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens e 18.980 em mulheres. O aumento em relação a 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens e 180 em mulheres.

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.

O câncer de intestino abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro em homens.

Os sintomas comuns nos casos são dores ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa, alteração do hábito intestinal, sangue ou alteração na forma das fezes, fraqueza e anemia. Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.