Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

HU de JP recebe 13ª vítima de malária na Paraíba

Mais um caso de malária foi confirmado na Paraíba. Com esse, sobe para 13 o número pacientes diagnosticados com a doença no estado. A informação foi confirmada na manhã deste sábado (13), pela assessoria de imprensa do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, onde o paciente está internado desde essa sexta (12).

Leia também:

Segundo informações do HU, o paciente é um homem, de 59 anos, morador de Jacumã, distrito de Conde, na Grande João Pessoa. O quadro de saúde dele é estável.

O município de Conde foi classificado com risco potencial de transmissão de malária pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), por registrar todos os casos na Paraíba.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, falou sobre os sintomas da doença. “Se a pessoa sentir febre, acompanhada ou não de cefaleia, náuseas, fadiga, anorexia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia e tremores, deve procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido e/ou Exame Gota Espessa para malária”, explicou.

O tratamento da doença é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Em João Pessoa, o hopsital de referência para o tratamento da malária é o HU.

Medidas Preventivas

  • Uso de calças e camisas de manga longa e de cor clara;
  • Aplicação de repelentes;
  • Evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos (beira de rios e lagos, áreas alagadas ou coleções hídricas, região de mata nativa), principalmente nos horários da manhã e ao entardecer, por serem os períodos do dia de maior atividade dos vetores da doença, entre 17h e 6h
  • Uso de telas protetoras nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros.

*Por Ellyka Gomes, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.