Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

CG era principal polo comercial da PB em 2018, diz IBGE

Campina Grande era o principal polo comercial da Paraíba em 2018 para compra de roupas,
calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, relativos a 2018, foram antecipados com o objetivo de contribuir com diagnósticos do impacto da pandemia provocada pela Covid-19.

Leia também: PB começa a usar plasma de curados da Covid-19 em pacientes graves

A cidade apresentou os maiores índices de atração do estado para os dois grupos de produtos pesquisados. Calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual dos destinos. Esse indicador aponta uma dimensão da quantidade potencial de pessoas, que a cidade pode atrair, para a aquisição de determinado bem ou serviço.

De acordo com a pesquisa, Campina Grande era o destino mais procurado por habitantes de 54 cidades para compra de artigos de vestuário e calçados para consumo próprio. Para aquisição de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, o número era ainda maior, de 58 municípios. As informações não incluem compras para revenda ou pela internet.

Patos

Patos também se destacou no levantamento como principal destino de compras para moradores de 29 cidades em relação aos produtos de vestuário e calçados, ao passo que para aquisição do segundo grupo de bens pesquisado o município era procurado por habitantes de 28 municípios.

Isolamento social

Com o isolamento social atual, houve mudanças no padrão geográfico de consumo em
decorrência das restrições na atividade comercial e no de deslocamentos entre diferentes localidades. Conforme o gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, a
pesquisa pode contribuir para fazer diagnósticos mais detalhados de impacto específico para essas cidades que funcionam como centros comerciais.

“As cidades que são destinos recorrentes para realização de compras dos itens investigados pela pesquisa podem sofrer redução de vendas específicas durante esse período de pandemia, em razão de receberem menos consumidores do que o habitual”, explica.

João Pessoa

João Pessoa, embora seja a capital do estado, é polo comercial de artigos de vestuário e
calçados para 21 cidades, Já para o consumo de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos a cidade é procurada por moradores de 14 municípios.

Deslocamento médio para compras

A Paraíba apresentou a 2ª menor distância linear média do país percorrida pela população para comércio de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, de 37,5
quilômetros, maior apenas do que a registrada no estado de Santa Catarina, de 33,2 km, de acordo com o levantamento.

Para compra de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática esse
deslocamento médio foi um pouco maior, de 49,1 km. A pesquisa indica que o atendimento às demandas das cidades afastadas dos grandes centros urbanos frequentemente é feito pela internet, mas há locais que atraem pessoas de distâncias maiores, por possuírem comércio diversificado de eletrônicos, por exemplo.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.