Moeda: Clima: Marés:

Imposto de Renda 2022: conheça os principais erros

Especialista aponta que a organização é essencial para evitar cair na malha fina

Não é incomum encontrar pessoas que não sabem realizar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Para se ter uma ideia, a Receita Federal mostra que há pelo menos 1 milhão de entregas que seguem na malha-fina aguardando a correção dos dados – 600 mil foram de 2021.

O contador e Prof. Ms. Paulo César, do curso de Ciências Contábeis do Unipê, cita alguns dos principais equívocos cometidos pelos contribuintes na hora de entregar a declaração:

– Preenchimento dos rendimentos de forma indevida, ou seja, não condizente com os rendimentos que efetivamente receberam;

– Preenchimento de dados da declaração de forma indevida;

– Ocultação de patrimônio e/ou de rendimentos.

Para evitar cometer erros, então, o contador lembra que o ideal é reunir toda a documentação para não esquecer algo que pode ser indispensável. “Os documentos devem estar organizados de tal forma a representarem a situação da movimentação financeira e patrimonial do contribuinte; assim todos os documentos que possuam fins comprobatórios deverão ser guardados pelo prazo legal para fins de prova a questionamentos do fisco”, lembra.

E se errar, o contribuinte tem como realizar a declaração retificadora. Mas é importante estar atento ao prazo: ela deve ser feita em até 5 anos, pois o fisco poderá autuar o contribuinte caso perca prazo – e pode ainda ser autuado dentro do prazo. “Se isso acontecer, ele pode ser chamado a arcar com as consequências do erro, que poderá inclusive ser passível do pagamento de multa”, pontua Paulo.

Sabadão do Imposto de Renda

O curso de Ciências Contábeis do Unipê realizará no dia 23 de abril mais uma edição do projeto Sabadão do Imposto de Renda, que tem o intuito de oferecer informações sobre o IR aos contribuintes e auxiliá-los quanto ao preenchimento e entrega da Declaração. Os atendimentos acontecerão na sede do NAF Unipê (Avenida João Machado, nº 515, Centro de João Pessoa), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e serão feitos por mais de 20 alunos da graduação, com a supervisão de docentes. O serviço é gratuito, porém é necessário que os contribuintes doem 3kg de alimentos não perecíveis, os quais serão direcionados às comunidades necessitadas do município.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.