Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Deputado defende Laureano e critica modelo que sobrecarrega Estado

O deputado, Jeová Campos (PSB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (3), para defender a instituição Hospital Napoleão Laureano, que passa, atualmente, por um momento de dificuldades no tocante à aquisição de alguns medicamentos, e tranquilizar os usuários daquela unidade de saúde que atua com tratamentos oncológicos.

O parlamentar foi, inclusive, paciente do Laureano, ano passado, quando fez um tratamento radioterápico que o curou de um câncer de laringe. Ele também criticou a gestão plena de saúde que beneficia os municípios com repasses, mas, sobrecarrega o Estado que, efetivamente, faz os atendimentos, mas não recebe os recursos.

“De fato, há uma dificuldade na questão da aquisição de alguns medicamentos, mas, os aparelhos de radioterapia estão funcionando, as UTIs estão funcionando, o hospital está em pleno funcionamento, mas, infelizmente tem problemas com a aquisição de medicamentos, o que quero crer seja solucionado, em breve”, afirmou.

O deputado lembrou que ao invés da oposição ficar remoendo ‘uma música de uma nota só’, numa referência a gestão pactuada de saúde do Estado, deveria debater a sobrecarga do tesouro estadual em relação à manutenção dos hospitais da rede estadual de saúde. “O fato é que o Governo do Estado da Paraíba está sobrecarregado com os custos de saúde, pois a rede pública custa R$ 80 milhões e, deste montante, R$ 76 milhões são custeados pelo orçamento do tesouro estadual”, disse.

De acordo com Jeová, os municípios têm que assumir sua responsabilidade de referenciar o Hospital Laureano e de fazer o repasse de recursos para quem, de fato, atende os pacientes.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.