Moeda: Clima: Marés:
Início Política

João considera positivo encontro com governadores e vê avanço

Chefes de governos estaduais participaram nesta quarta-feira (26), em Brasília, de mais um Encontro de Governadores do Nordeste. Eles buscam encontrar um consenso mínimo visando a uma proposta de reforma previdenciária em melhores condições de ser aprovada pelo Legislativo. A reunião teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ao final, o governador paraibano considerou o encontro positivo e disse que houve avanços. Veja também o vídeo abaixo.

Os governadores querem incluir os estados no texto da reforma da Previdência. Os gestores também reivindicam um socorro financeiro imediato para os estados que estão com déficit em suas previdências.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, participou do encontro e concedeu entrevista ao colunista Edinho Magalhães. Lá ele defendeu uma reunião com a bancada federal paraibana para debater as reformas que estão sendo encaminhadas ao Congresso Nacional.

Na ocasião, o chefe do Executivo da Paraíba reforçou a necessidade de discutir o déficit da Previdência dos Estados e de colocar em votação, no Congresso Nacional, matérias relacionadas à cessão onerosa, ao bônus de assinatura dos contratos de petróleo e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2019, que estabelece um novo cálculo para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Encontro positivo

João Azevêdo fez uma avaliação positiva do encontro com Rodrigo Maia e acredita que um posicionamento final sobre as demandas dos Estados deve ser consolidado a partir de hoje. “A vinda do presidente da Câmara à reunião demonstra o respeito dele com a Região Nordeste. Ele vai apresentar o nosso posicionamento aos líderes e retornará, no final da tarde, com uma posição do que foi possível encaminhar. Alguns compromissos de colocar algumas matérias em votação nesta e na próxima semana já foram assumidos, o que dá uma tranquilidade maior para que a gente possa continuar avançando nessa busca de encontrar um melhor projeto para todos”, analisou.

O gestor também defendeu a participação dos Estados e dos municípios nas discussões sobre a Reforma da Previdência. “Os Estados e municípios, neste momento, estão fora dessa discussão. A posição dos governadores do Nordeste já está clara desde março, quando publicamos a Carta de São Luís, que consta os itens que entendíamos que precisavam ser retirados do debate e que foram excluídos do relatório. Entretanto, com a retirada dos Estados e dos municípios da Reforma da Previdência, o jogo praticamente foi zerado e esse diálogo precisa ser feito”, frisou.

Resultado da reunião

Para João Azevêdo a reunião fez as discussões avançarem principalmente porque houve uma resposta de Rodrigo Maia. O presidente da Câmara garantiu que, dentro do que lhe compete, vai agilizar o trâmite do projeto de lei que aumenta a participação dos estados e que ajuda no fôlego financeiro dos estados e vincula essas novas receitas para o déficit previdenciário dos estados.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.