Núcleo de Polícia Científica
João Azevêdo (Foto: Divulgação)

João Azevêdo evita temas polêmicos na estreia do ‘Fala Governador’

Programa Empreender Paraíba, as Escolas Cidadãs Integrais (ECI), a vistoria das barragens e a segurança pública do estado foram algumas das pautas discutidas durante a entrevista

3050
COMPARTILHE

O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), concedeu a primeira entrevista ao programa ‘Fala Governador’ nesta segunda-feira (28), onde evitou comentar sobre temas polêmicos, como a suspensão do Gol de Placa e a intervenção em hospitais paraibanos que estão sob o comando da Cruz Vermelha. O programa é institucional do Governo do Estado da Paraíba e é transmitido pela Rádio Tabajara.

O programa Empreender Paraíba, as Escolas Cidadãs Integrais (ECI), a vistoria das barragens e a segurança pública do estado foram algumas das pautas tratadas durante a entrevista. Confira os pontos destacados por João Azevêdo.

 

Escola Cidadã Integral (ECI)

Atualmente, o projeto da ECI está inserido em 42 municípios paraibanos. No entanto, João Azevêdo informou que pretende aumentar o número. “Será um grande desafio para a Secretaria de Educação, mas teremos mais escolas distribuídas pelo estado. Mais unidades chegarão a Cabedelo, João Pessoa, Lucena, Pitimbu, Santa Rita, Belém, Campina Grande e em vários outros municípios. O projeto vai exatamente em direção a objetivos mais audaciosos, eu diria. Educação tem que se pensar muito alto para as metas serem atingidas”. 

Barragens

A tragédia na Mina Córrego do Feijão, nos arredores de Belo Horizonte (MG), em Brumadinho, trouxe à tona a discussão das barragens existentes na Paraíba. O governador informou que planos de segurança estão sendo elaborados para serem aplicados aqui.

“Existem, na Paraíba, 130 barragens monitoradas pelo governo. A gente sabe que existem milhares, cujo proprietários são privados, que construíram com diferentes fins. Contratamos e está em elaboração o plano de segurança de 11 grandes barragens da Paraíba. Todos os estados devem fazer. Vamos aplicar o plano em várias, entre elas a de Camalaú e Acauã, que evitará qualquer desastre e problema que possa ocorrer”. 

Segurança pública

O governador enfatizou a implantação de uma espécie de ‘Bolsa Plantão’ aos salários da Polícia Civil e Militar. Segundo João, “isso faz parte de acordos estabelecidos anteriormente, durante a campanha. Vai ser um grande esforço, mas manteremos nossa palavra”.

O governador ainda anunciou que vai recolher a biometria de todos os presos da Paraíba junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Sabemos que o sistema vem enfrentando problemas sérios no país. Por isso, faremos a biometria, junto com o TRE, de todos os presos. Através desse sistema, o preso, atingindo o cumprimento da pena, vai poder ganhar liberdade independente de advogado requerer a soltura. O juiz mesmo vai poder emitir o alvará”.

João Azevêdo também informou que todos os processos da área criminal serão digitalizados e que cooperativas serão criadas para ajudar na ressocialização dos apenados. 

Empreender PB

Durante a entrevista, o socialista disse que o programa Empreender vai assinar mais de 400 novos contratos. “O programa é um dos mais importantes do projeto, que já beneficiou mais de 27 mil pessoas com contratos assinados. Temos a certeza de que a continuidade é uma necessidade. Estaremos assinando 410 novos contratos, que vai atingir Itaporanga, Sousa, Guarabira, João Pessoa e Campina Grande”.

Ele informou ainda que vai liberar inscrições em todas as regiões para novos empréstimos, e que 82 municípios serão beneficiados com a nova abertura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas