Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa amplia vacinação contra gripe para todos os grupos prioritários a partir desta quinta-feira (28)

Vacinação contra gripe ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (CMI)
Gripe
Foto: Divulgação/Secom-JP

A partir desta quinta-feira (28), a Prefeitura de João Pessoa vai ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários. Além dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, poderão receber o imunizante crianças a partir dos seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores, dentre outros grupos determinados pelo Ministério da Saúde. O chamamento segue também para a vacina que previne contra o sarampo.

As vacinas estão sendo ofertadas em todas as salas de vacinação da rede municipal, localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (CMI), no bairro da Torre, no horário integral de funcionamento de cada serviço.

“Reforçamos o chamamento e convocamos para que todos os grupos prioritários procurem um serviço de saúde e coloquem suas vacinas em dia, principalmente os pais e responsáveis das crianças menores de cinco anos, para além de colocar em dia a do sarampo, atualizar também o cartão de vacinação da criança com outras doses dos imunizantes de rotina. Estamos vivendo um momento que não podemos relaxar e, comprovadamente, a vacina é um instrumento muito eficiente na prevenção de doenças”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Documentação

Para vacinação, é importante levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Dia D

No próximo sábado (30), será realizado o ‘Dia D’ de Mobilização Nacional de Vacinação contra Sarampo e Influenza. A abertura oficial acontecerá no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, a partir das 8h.

Locais para vacinação:

– 7h às 11h e das 12h às 16h

Unidades de Saúde da Família (USF)

– 8h às 16h

Centro Municipal de Imunizações (CMI), na Av. Rui Barbosa, Torre

– 8h às 17h

Policlínicas Municipais de Saúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.