Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa inicia programa para agilizar marcação de exames e consultas

Primeiros beneficiados foram os usuários da USF Doce Mãe de Deus, no bairro Valentina Figueiredo
Regulação Itinerante João Pessoa
Primeiros beneficiados foram usuários de USF no Valentina (Foto: Secom-JP)

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta terça-feira (25), a Regulação Itinerante, programa que tem o objetivo de agilizar a marcação de exames, consultas e outros procedimentos de saúde.

Por meio do programa, equipes da Central de Regulação Municipal irão até as unidades de saúde da família (USF) entregar as marcações diretamente aos pacientes.

Os primeiros beneficiados foram os usuários da USF Doce Mãe de Deus, no bairro Valentina Figueiredo, e a próxima será a USF São Rafael, no Castelo Branco, mas o programa vai contemplar unidades dos cinco distritos sanitários do município.

“Estamos fazendo uma grande busca e indo até a USF, entregando na mão do usuário todos os exames, consultas e qualquer pendência que havia no sistema de regulação”, explicou Ana Giovana Medeiros, diretora da Central de Regulação da SMS.

De acordo com Ana Giovana, a Central de Regulação autorizou mais de 700 mil procedimentos em 2021.

Serviço

A Central de Regulação é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades.

Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.

De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento.

Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.

Palavras Chave

João PessoaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.