Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Jornalista Douglas Tavolaro recebe medalha na Câmara dos Deputados

O jornalista e escritor Douglas Tavolaro foi condecorado nesta quarta-feira (21) com a Medalha Mérito Legislativo, no Congresso Nacional. A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados em exercício, Fábio Ramalho (MDB-RJ), em sessão solene no plenário Ulysses Guimarães.

A Medalha Mérito Legislativo foi criada em 1983 para autoridades, personalidades, instituições, entidades, campanhas, programas ou movimentos sociais civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participou da solenidade e falou da importância da condecoração a Tavolaro.

— É uma homenagem justa, importante, representa um pilar fundamental da nossa democracia que é a liberdade, que é a informação, que vai na linha correta, justa e que a Câmara tem muita honra de fazer na manhã de hoje.

Vice-presidente

Vice-presidente de jornalismo da RecordTV, Tavolaro começou a carreira no antigo jornal Diário Popular, hoje Diário de São Paulo, entre outras publicações, até ingressar na revista IstoÉ, onde atuou como repórter durante cinco anos.

Em 2004, transferiu-se para a Rede Record como produtor de reportagens investigativas. Foi produtor executivo e editor do Jornal da Record e editor-chefe do programa Repórter Record, diretor nacional de Jornalismo e é atualmente vice-presidente de jornalismo, cargo ocupado desde julho de 2009.

Na emissora foi o responsável, em conjunto com sua equipe de jornalistas, pela idealização e implantação de telejornais e programas que contribuíram para consolidar a emissora como o segundo maior grupo de comunicação do Brasil. Comanda atualmente mais de 11 horas diárias de noticiários na emissora, entre telejornais, documentários e programas jornalísticos semanais.

Comanda o Departamento de Esportes, tendo sido responsável pela cobertura exclusiva dos Jogos Olímpicos de Londres e por mais dois Jogos Panamericanos, também exclusivos, além da cobertura da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Conquistou com sua equipe de profissionais dezenas de prêmios de jornalismo no Brasil e no exterior nos últimos anos: Prêmio Rei de Espanha, o maior prêmio de jornalismo das línguas espanhola e portuguesa; Prêmios Esso, Vladimir Herzog, Libero Badaró, Embratel e Troféus Imprensa.

Entretenimento

Além da área de jornalismo, também responde por programas de entretenimento, pelo canal de notícias Record News e pelo conteúdo editorial do portal de internet do Grupo Record, o R7, atualmente um dos mais acessados do Brasil.

Após receber a medalha, Tavolaro ressaltou o trabalho à frente do departamento de jornalismo da emissora.

— É uma premiação importante, que reconhece o jornalismo da Record, uma força de produção feita por centenas, milhares de profissionais de comunicação no país, que só chegou onde chegou graças ao público de casa que nos prestigia todos os dias em todas as partes do país.

Solenidade

A solenidade de entrega da medalha ocorre uma vez por ano. Entre os políticos, foram condecorados em 2018 o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e o governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB). Rodrigo Garcia, líder do DEM na Câmara e vice-governador eleito de São Paulo, representou o governador eleito paulista.

— É uma satisfação representar o governador João Doria no recebimento do mérito legislativo, ele que tem a grande missão de estar à frente e a medalha mostra os importantes serviços que Doria prestou como prefeito de São Paulo e a expectativa de que continue esse trabalho à frente do governo.

A viúva de Marielle Franco, Mônica Benício, recebeu a medalha entregue em memória da vereadora assassinada neste ano.

— É fundamental porque essa medalha garante não só a preservação da memória dela mas a continuidade da luta e um aviso de que há mais de oito meses temos esse assassinato político brutal, sem nenhum resultado, e é importante que a gente continue honrando a memória da Marielle até para que a gente tenha justiça para esse crime bárbaro. Porque não há democracia sem uma resposta de quem matou Marielle Franco.

*Mariana Londres, do R7

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.