Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Juízes federais desistem de tropas federais nas eleições em CG

Os juízes eleitorais de Campina Grande desistiram do pedido de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições. Os magistrados haviam feito a solicitação, desde o início de maio, mas agora enviaram ofício ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) dispensando o reforço, que vem sendo tradição na cidade desde as eleições de 2004.

De acordo com o juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, da 17ª Zona Eleitoral e coordenador da propaganda eleitoral de rua na cidade, a decisão foi tomada após uma reunião com a força de segurança.

“Após a análise das condições oferecidas e o fato de não existir razão neste momento para solicitação de tropas federais, resolvemos com o apoio da Polícia Militar, dispensar o pleito de força federal, salvo fatos posteriores ocorram”, argumentou o magistrado.

Além do juiz Horácio Melo, a decisão de desistência, que já foi comunicada ao presidente do TRE-PB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, por meio de ofício, também foi tomada pelos juízes Valério Porto (16ª Zona Eleitoral) e Falkandre de Sousa Queiroz (72ª Zona e coordenadora da Propaganda de Mídia).

O processo de requisição de tropas federais para Campina Grande, que tem como relatora a juíza Michelini Jatobá, estava previsto para voltar à pauta de julgamento do TRE-PB. O processo foi convertido em diligência para melhor levantamento dos fatos.

Campina Grande teve reforço da presença de tropas federais nos anos de 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016, mas, de acordo com os juízes, a campanha de 2018 não tem acirramento e as polícias trabalham com isenção e independência.

Adriana Rodrigues, do Jornal CORREIO da Paraíba

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.