A Justiça Federal na Paraíba condenou seis pessoas investigadas no âmbito da Operação Andaime, do Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MP-PB).
Leia também: Homem é ouvido pela polícia em JP após espalhar notícias falsas
A sentença foi proferida pelo juiz Marcos Antônio Mendes de Araújo, da 8ª Vara da Justiça Federal de Sousa. Foram condenados: Francisco Justino do Nascimento, Elaine Alexandre do Nascimento, Fernando Alexandre Estrela, Mayco Alexandre Gomes, Horley Fernandes e Geraldo Marcolino da Silva.
As penas dos réus variam de dois anos em regime aberto até 12 anos, no mesmo regime. Alguns dos condenados fizeram acordo de colaboração premiada e tiveram suas penas reduzidas. Todos os condenados responderão ao processo em liberdade e a decisão ainda cabe recurso.
A Operação Andaime foi deflagrada em junho de 2015, com 79 investigações instauradas, 67 réus e 421 delitos, em ações contra fraudes licitatórias envolvendo empresas e prefeituras da Paraíba.
Entre os crimes praticados, estão: corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro, peculato, fraude licitatória, organização criminosa, entre outros,com um total apurado de R$ 18 milhões de reais desviados pela organização criminosa