Início Geral

Leonardo Gadelha confirma que deixa cargo no segundo semestre para disputar mandato

O paraibano Leonardo Gadelha deixará a presidência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) no segundo semestre do próximo ano. Ele já decidiu que disputará mais uma vez um mandato de deputado federal pelo PSC.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O maior desafio de Gadelha é transformar o órgão numa estatal remota, eletrônica e pró-ativa. Para isso, já vem testando o modelo digital das agências. Ele não tem dúvida de que entre um e três anos o INSS terá um modelo completamente digital. “Estamos investindo na capacitação de novos servidores e na inclusão de novas tecnologias”, disse.

Gadelha destacou que o esforço do Instituto de Seguridade é atender a toda demanda de beneficiários. Lembrou, por exemplo, que um terço da força de trabalho terá condições objetivas de se aposentar nos próximos três anos e, para isso, o INSS tem que está cada vez mais preparado.

Segundo Leonardo, atualmente são 33,7 milhões de beneficiários. “Costumo brincar que se o INSS fosse uma nação independente, seria o quarto maior país da Amércica do Sul, inferior apenas ao Brasil, Argentina e Colômbia”, frisou.

O INSS paga R$ 500 milhões em benefícios. São 29 milhões de brasileiros com benefícios de natureza previdenciária. Desses, 9,5 milhões são aposentados rurais. Na Paraíba, esses aposentados rurais representam 52% dos que têm direito a receber esses benefícios.

Leonardo Gadelha informou ainda que nove milhões recebem auxílios transitórios – doença, reclusão e maternidade – e outros 4,5 milhões têm acesso a Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O presidente nacional afirmou que o INSS conta com 33 mil servidores, distribuídos em 1,7 mil pontos de atendimentos e 1,6 mil agências, que recebem em torno de quatro mil usuários todos os meses. “Diante da magnitude dessa demanda, é claro que erros são cometidos. A nossa tentativa é de incluir uma cultura de erro zero, mas isso é quase utópica. Uma massa de servidores qualificada nos dá a certeza de que estamos fazendo o melhor para atender a todos”, comentou.

Assista à reportagem completa na RCTV

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.