O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o de Campina Grande, Romero Rodrigues, lamentaram o falecimento da jornalista Nelma Figueiredo. Eles expressaram profundo pesar após a informação, que foi confirmada na tarde desta sexta-feira (30). Outros órgãos e autoridades registraram suas condolências.
“Perdemos um dos grandes nomes do jornalismo paraibano nesta Sexta-feira Santa. Nelma Figueiredo foi uma profissional brilhante, que se destacou pela ética e responsabilidade com o bom jornalismo, testemunhando momentos históricos do nosso Estado e levando a informação sempre com muita seriedade e verdade. Lamentamos muito essa perda, mas na certeza de que Deus já a recebeu em sua glória”, disse Cartaxo.
Já para Romero, mais do que uma profissional extremamente preparada e competente, Nelma Figueiredo se notabilizou por sua personalidade cativante e solidária. “Deixa uma lacuna considerável na mídia paraibana e na vida de todas as pessoas que a admiravam”, registrou.
O senador Cássio Cunha Lima expressou que a jornalista era “respeitada mas acima de tudo admirada”. “Minha trajetória política passou em diversos momentos pela jornalista Nelma Figueiredo, seja na TV ou no Rádio e, não posso deixar de reconhecer a forma sempre altiva com a qual ela exercia a sua atividade. É uma grande perda para a Paraíba, para todos os seus amigos, colegas de profissão e principalmente para os seus familiares”, disse.
O vice-prefeito da Capital, Manoel Júnior, também se pronunciou nas redes sociais. “Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento precoce da minha grande amiga Nelma. Descanse em paz, meus sentimentos à família”.
O deputado federal Rômulo Gouveia disse que Nelma era “uma pessoa admirável”, lamentando a morte da comunicadora.
Para o deputado estadual Tovar Correia Lima, ela era símbolo de uma imprensa séria. “Nelma era uma mulher guerreira e mostrou isso durante toda sua vida. Na Paraíba, se destacou na imprensa realizando um trabalho sério e comprometido com o social. Era uma filha amorosa, uma mãe exemplar. Hoje estamos todos de luto pela perda da inesquecível Nelma Figueiredo”.
O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, disse que a Paraíba perdeu uma profissional de comunicação lúcida, equilibrada e comprometida em passar sempre a informação correta para a população. “Ficam o seu exemplo profissional e pessoal, de alguém que sabia ouvir e falar sobre a realidade de nosso estado e de nossa gente”.
A deputada estadual Camila Toscano também manifestou seu apoio. “A imprensa paraibana perde além de uma grande profissional, uma mulher que contribuiu para a formação e consolidação do bom jornalismo no nosso estado. Nelma Figueiredo presenciou e transmitiu aos paraibanos fatos que entraram para a história. Dona de uma voz marcante, ela será sempre lembrada por todos nós”, destacou.
Sindicato dos Jornalistas
“Com muita surpresa e tristeza tomamos conhecimento da partida de Nelma. Ela sempre dignificou a categoria e exerceu o jornalismo da melhor maneira possível. Era um ícone e uma dama da nossa imprensa que deixará muita saudade”, disse o presidente da entidade, Land Seixas.
O caso
Nelma faleceu, aos 53 anos, no início da tarde desta sexta-feira (30) no Hospital Unimed, em João Pessoa, onde estava internada. Ela batalhava contra um câncer de pulmão desde 2016 e, recentemente, se afastou da profissão para o tratamento da doença.
Nelma Figueiredo era presença marcante no jornalismo paraibano há mais de 30 anos, sendo pioneira no telejornalismo. Ela passou por vários veículos de comunicação e era, atualmente, âncora de um programa na Rádio CBN.