Pouco mais de 2,6 mil cartões de ônibus Passe Legal em João Pessoa foram bloqueados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) em setembro. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (14).
O sistema da biometria facial, que opera nos ônibus da Capital, detectou a possibilidade de acesso irregular nos coletivos 83.628 vezes. Após verificação, ficou constatado que 15.005 entradas nos ônibus podem ter sido feitas com passageiros utilizando cartões do Passe Legal de terceiros. O bloqueio dos cartões ocorreu por causa dessas entradas suspeitas.
A orientação para quem tiver o cartão bloqueado é comparecer à sede do sindicato na Rua 13 de Maio, Centro, João Pessoa. O usuário é notificado da irregularidade, faz um novo cadastro e solicita um novo cartão de acesso aos ônibus. De acordo com o Sintur-JP, em caso de reincidência, o usuário fica bloqueado para utilizar o cartão por 30 dias e, se voltar a reincidir, por 180 dias.
Após a implantação completa do sistema de biometria facial no transporte público municipal, o Sintur-JP vem fazendo esse levantamento junto aos centros de operações das empresas a fim de inibir o uso irregular ou fraudulento do transporte coletivo.
Em setembro, o maior número de acessos irregulares foi com o Passe Legal Estudantil, com 3.924 cartões tendo sido usados 11.542 vezes. Já nos cartões de gratuidade, a irregularidade representou 22,3% do total.
A biometria facial contempla apenas usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem. Por enquanto, os estudantes e os passageiros que têm direito à gratuidade são os que acessam os coletivos por meio do reconhecimento da face.