Início Meio ambiente

Marina Silva abre Conferência Nordeste pelo Clima

Ex-ministra Marina Silva abriu trabalhos da audiência pública fazendo um relato profundo sobre a relação da humanidade com a natureza
Foto: Divulgação

A programação da Conferência Nordeste pelo Clima começou nesta sexta-feira (22), com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), contando com a participação da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora da República, Marina Silva.

Dentro da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, a audiência pública foi proposta pelo mandato parlamentar do deputado estadual Chió (Rede-PB), tendo como objetivo reunir jovens ativistas climáticos de todo o nordeste para dialogar com grandes nomes da causa ambiental no Brasil e no mundo.

A ex-ministra Marina Silva abriu os trabalhos da audiência pública fazendo um relato profundo sobre a relação da humanidade com a natureza, os acordos existentes no mundo sobre o clima, a atual situação do Brasil e em especial, do Nordeste.

“Precisamos de mais compromisso e mais implementação dos acordos climáticos em todo o mundo. Os recursos naturais não são infinitos e não estarão disponíveis para sempre. Uma pesquisa revela que 70% do PIB da América do Sul advém das chuvas produzidas pela Amazônia e se a nossa floresta vira uma savana, acarretará em uma imensa vulnerabilidade para nossa região. O Nordeste, por exemplo, está se tornando o lugar da energia eólica e solar, mas não pode ser apenas grandes projetos, cujos lucros ficam para as grandes empresas, têm que incluir os pequenos. O Brasil tem condições de se tornar um dos países mais sustentáveis ambientalmente do mundo e é por isso que lutamos”, ponderou a ex-ministra.

Os jovens ativistas Valdir Moura (PE), Marcelo Bedoni (PB), Sarah Lima (CE), Alice Piva (PB) e Heloise Almeida Luna (RN), ativistas do Movimento Mundial Fridays For Future Brasil; Ruan Navarro do Greenpeace João Pessoa; Susana Aguiar, da Rede Borborema de Agroecologia dialogaram com os parlamentares sobre os problemas que suas regiões já enfrentam e pediram apoio dos poderes públicos para priorizar as questões ambientais.

Os deputados Jeová Campos (PT), Buba Germano (PSB), Moacir Rodrigues (PSL) e Cida Ramos (PT) participaram da audiência, juntamente com o professor Humberto Barbosa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/AL); do professor Alexandre Costa da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Márcia Alencar (DACP), Catarina Buriti (INSA), Beranger Araújo (AESA) e César Nóbrega do Comitê de Energia Renovável também contribuíram com a audiência pública.

Greve Pelo Clima

Nesta sexta (22), às 16h, no Busto de Tamandaré em João Pessoa, acontece a Greve Pelo Clima. Realizada pela primeira vez em 2018, a ação é organizada internacionalmente pelo Fridays for Future, movimento estruturado a partir da ativista sueca Greta Thunberg. Em 2019, a Greve se espalhou para 150 países e mobilizou milhões de pessoas na luta contra a catástrofe climática.

A atividade está dentro da programação da Conferência Nordeste Pelo Clima e reúne jovens ativistas climáticos da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo.

A programação da conferência se estende durante o sábado (23), com painéis que acontecerão no Espaço Cultural, em João Pessoa.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.