Moeda: Clima: Marés:
Início Internacional

Milhares de palestinos fogem do norte de Gaza após advertência de Israel

Ordem de retirada de 1,1 milhão de habitantes provocou comoção internacional, e a ONU pediu a anulação da medida
Palestina
Foto: Mahmud Turkia / AFP

Milhares de palestinos fugiram nesta sexta-feira (13) do norte da Faixa de Gaza, depois que Israel lhes advertiu que deixassem a região antes de uma possível operação terrestre em resposta ao ataque lançado pelo movimento islamita Hamas, o mais letal da história desde a fundação do país.

A ordem de retirada de 1,1 milhão de habitantes (quase a metade da população deste paupérrimo enclave de 362km²), provocou comoção internacional e a ONU pediu a anulação da medida que pode ter “consequências devastadoras”.

Desde o início dos confrontos, em 7 de outubro, após um sangrento ataque do Hamas, mais de 1.300 pessoas morreram em Israel, em sua maioria civis. Entre os mortos, há também pelo menos 258 soldados israelenses, segundo o Exército.

Os bombardeios de Israel contra o enclave causaram, por sua vez, quase 1.800 mortos, incluindo mais de 580 crianças, segundo o ministério da Saúde palestino.

O Exército israelense pediu “a retirada de todos os civis” da cidade de Gaza, no norte do enclave, em direção ao sul, “para sua própria segurança e proteção”. Durante a manhã, distribuiu folhetos em árabe, pedindo aos habitantes que abandonem “imediatamente” suas casas.

Os militares deram um prazo de 24 horas, embora tenham admitido logo depois que tal evacuação “levaria tempo”.

O Hamas rechaçou “a ameaça dos líderes da ocupação (israelense) e seus pedidos para que deixassem suas casas e fugissem para o sul ou Egito”.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.