Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Ministro diz que TRT da Paraíba é exemplo para o país

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, elegeu o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB), como o melhor TRT do Brasil, em seu porte de produtividade. De acordo com ele, as expectativas foram correspondidas.

“Após os cinco dias de correição, afirmo que as melhores expectativas que nutrimos em relação a Justiça do Trabalho da Paraíba foram integralmente correspondidas. A sociedade paraibana pode se orgulhar de ter um Tribunal do Regional do Trabalho célere, ágil e dedicado à resolução à pacificação dos conflitos sociais”, afirmou Lelio Bentes.

Maior produtividade

A correição constatou que o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), em segunda instância, é o Regional de médio porte com a maior produtividade e, no geral, é o quinto melhor do país. A produtividade é medida levando-se em consideração a quantidade processos julgados em relação ao recebidos.

Ainda em segundo grau, o TRT é o tribunal com o menor resíduo de processos no grupo de médio porte e o sexto com a melhor performance nesse quesito no país. A Justiça do Trabalho no Brasil é dividida em três grupos: tribunais de pequeno, médio e de grande portes.

Varas do Trabalho em destaque

O trabalho do corregedor e da equipe indicaram que, considerando o Índice Nacional de Gestão de Desempenho (Igest), a Justiça do Trabalho da Paraíba tem 11 Varas do Trabalho entre as 25% com melhor desempenho no país. Foram analisadas 1.567 Varas do Trabalho e, dentre as 392 VTs melhor colocadas, 11 são da Paraíba.

As Varas destaque apontadas pela Corregedoria foram: Itabaiana, Campina Grande, Catolé do Rocha, 2ª VT de Campina Grande, Sousa e Mamanguape. Os indicadores levaram em consideração o acervo de processos, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.