Moeda: Clima: Marés:
Início Serviços

Misturar plástico e comida quente no microondas pode ser perigoso; entenda riscos

Compreender os riscos associados a essa prática é fundamental para garantir a segurança alimentar e a preservação da saúde
Misturar plástico e comida quente no microondas pode ser perigoso (Foto: Reprodução / Pixabay)

A utilização do micro-ondas é uma praticidade comum na vida moderna, permitindo o rápido aquecimento de alimentos de maneira eficiente. No entanto, é necessário lembrar que nem todos os materiais são seguros para serem aquecidos neste aparelho.

A combinação de plástico e comida quente tem causado preocupações de segurança. A exposição de plásticos inadequados ao calor do micro-ondas pode levar à liberação de substâncias nocivas e potencialmente perigosas para a saúde humana.

Compreender os riscos associados a essa prática é fundamental para garantir a segurança alimentar e a preservação da saúde. O plástico contém diversos componentes químicos prejudiciais à saúde. Um dos compostos químicos mais conhecidos em termos de risco de intoxicação é o BISFENOL-A (BPA).

“Ele pode causar uma desregulação dos hormônios que a gente tem dentro do nosso corpo, o que acaba causando um desequilíbrio interno que pode gerar algumas doenças a longo prazo como o câncer de mama”, afirma a médica oncologista, Luana Fiuza.

Segundo os pesquisadores, o BPA não se restringe ao plástico, mas também migra para os alimentos, sendo liberado 55 vezes mais rapidamente ao aquecer a comida no micro-ondas ou ao colocar alimentos quentes dentro de recipientes plásticos.

Além de evitar o aquecimento de comida em recipientes de plásticos, é importante evitar o uso desse material para consumir alimentos quentes. Optar por recipientes de vidro é a alternativa mais recomendada.

Veja vídeo abaixo:

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.