Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Morre escritora e dramaturga Lourdes Ramalho, aos 99 anos

A professora, poeta, dramaturga e pesquisadora Maria de Lourdes Ramalho morreu em casa, aos 99 anos, na madrugada deste sábado (7), em Campina Grande, vítima de uma parada repiratória. Embora nascida no Rio Grande do Norte, Lourdes era radicada na Paraíba.

O velório será realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 10h. O sepultamento ocorre neste domingo (8) no mesmo horário, no Campo Santo Parque da Paz, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Velame.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou decreto estabelecendo luto oficial de três dias no município. “Lourdes Ramalho, durante décadas, foi uma lenda viva do teatro nordestino, principalmente por manter em sua obra uma forte carga de compromisso regional, o que a tornou uma respeitada escritora universal”, disse o prefeito.

Autora de uma extensa obra para o teatro, Lourdes Ramalho conquistou muitos prêmios com os trabalhos, além de homenagens e indicações, dentro e fora do Brasil. As peças da autora de maior sucesso são “Fogo Fátuo” (1974), “As Velhas” (1975) e “A Feira” (1976).

Lourdes Ramalho também enveredou na produção de livros infantis e era, como pesquisadora, uma das referências mundiais da obra do escritor espanhol Federico García Lorca.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.