Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Mulheres com implante podem fazer mamografia?

Médica especialista professora de Medicina do Unipê aponta cuidados para realizar o procedimento

Mulheres que possuem prótese de silicone nas mamas podem ter muitas dúvidas sobre a necessidade da realização do exame de mamografia. Além disso, elas têm medo de romper o implante ou de que ele possa prejudicar a qualidade do procedimento. No entanto, o que os especialistas reforçam é que mulheres com prótese devem, sim, fazer o exame periódico.

“Mulheres com prótese de silicone ou outro tipo de reconstrução das mamas podem fazer mamografia normalmente seguindo as recomendações e idades indicadas para as mulheres sem silicone. A única diferença é que, nessas situações, elas farão a mamografia em quatro incidências e não em duas como é feito habitualmente”, informa a médica ginecologista e obstetra Etiene Galvão, professora do curso de Medicina do Unipê.

O implante pode confundir o resultado do exame porque as imagens obtidas podem sofrer alterações e dificultarem uma visualização mais precisa das mamas. “Nesse caso, no entanto, o profissional que fará o exame pode fazer as devidas alterações para que esse risco seja minimizado. Com os novos equipamentos disponíveis hoje as imagens são captadas com muito mais precisão, reduzindo muito as chances de falsos positivos ou negativos”, contrapõe a médica.

Cuidados para a mamografia

Antes de realizar o procedimento, é fundamental avisar ao profissional que você usa próteses mamárias. Durante a realização da mamografia, o profissional responsável pelo exame poderá afastar ou deslocar as próteses para fora do campo de imagem. “Conhecida como Manobra de Eklund, esse procedimento faz com que somente o tecido mamário fique sobre o suporte para ser radiografado, facilitando a visualização”, explica Etiene.

Colocou implantes recentemente? Basta seguir o que os profissionais recomendam. “Após o término do pós-operatório da cirurgia para o implante das próteses, a paciente poderá fazer a mamografia conforme as indicações médicas normalmente”, pontua a médica.

Quer ser um (a) ginecologista?

Faça Medicina! O curso do Unipê forma profissionais pautado em princípios éticos, qualificados com base no rigor científico e capazes de intervir em situações de saúde-doença que fazem parte do perfil epidemiológico nacional. Saiba mais sobre a graduação aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.