O pré-candidato a Prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, oficializou na Justiça Eleitoral uma ação contra o vereador Jackson Alvino, que também é pré-candidato a prefeito do município.
A denúncia responsabiliza Jackson pelo compartilhamento do vídeo manipulado, onde Nilvan supostamente aparece elogiando o adversário. A defesa do republicano afirma que Jackson Alvino foi o maior beneficiado com o material falso, e que ele tinha conhecimento prévio da existência do vídeo, mas não impediu o compartilhamento dele.
O material foi repostado por diversas pessoas, dentre elas o chefe de gabinete de Jackson Alvino, Luiz Dias de Souza Neto e o apoiador do pré-candidato, Lucas de Lima dos Santos, que também foram denunciados na mesma ação.
O início do vídeo começa com o recorte de uma fala de Nilvan Ferreira
que diz: “Santa Rita tem que ter um prefeito que depois da eleição ande
do mesmo jeito”. Em seguida, se inicia a montagem realizada com inteligência artificial com a seguinte mensagem narrada pela voz simulada: “Atualmente não tenho dúvidas que Jackson é a melhor escolha para Santa Rita, pode ter certeza disso, a população de Santa Rita sabe o trabalho que ele vem fazendo na Câmara Municipal. É um jovem do bem, de um coração bom e não podemos esquecer que ele é 100% Santa Rita”.
A defesa também solicita a remoção do vídeo dos perfis que ainda estejam circulando o material, e que os acusados no processo publiquem em suas redes sociais, uma nota reconhecendo o áudio manipulado.