Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Novo bloco deve interferir na escolha dos presidentes das Comissões da ALPB

A criação de um novo Bloco Parlamentar apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ao presidente Adriano Galdino (PSB) pelos partidos Avante, PPS, DEM e PR deve interferir diretamente nas composições e escolha dos presidentes das Comissões Permanentes da Casa. A liderança ficará com o deputado Júnior Araújo (Avante), tendo Felipe Leitão (DEM) e Caio Roberto (PR) como vice-líderes.

Leia também: Galdino estuda cortes para otimizar serviços na Assembleia Legislativa

É que a criação do novo bloco muda a composição e poder de voto até então instituído com a criação do Blocão (base governista) formado pelo PSB, Avante, Podemos, PTB, PPS, PC do B, rede e PSD e que tinha o deputado Wilson Filho (PTB) na liderança.

A partir de agora, com o racha na bancada governista, o bloco formado pelo Avante, PPS, DEM e PR passa a ter o direito a dois votos na composição das Comissões Permanentes. A mesma quantidade de votos também terá a bancada oposicionista formada pelo MDB, PSDB, PRTB, PSL e Progressista.

Racha no blocão

O racha faz com que o ‘blocão’ passe a ter o direito a apenas 3 votos. Se o novo bloco resolver se unir com a oposição, assim como aconteceu nas eleições para Mesa Diretora, as presidências das principais Comissões da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento, podem cair nas mãos de “governistas” não tão chegados ao governador João Azevêdo (PSB).

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.