Uma decisão entre órgãos estaduais e federais determinou que uma construtora conclua até o dia 26 deste mês as obras de fechamento do dique do açude de São Gonçalo, que estaria correndo risco iminente de rompimento da barragem caso ocorram chuvas de grande porte na região do município de Sousa, Sertão paraibano, a 442 quilômetros de João Pessoa.
Leia também: Denúncias apontam problemas estruturais em barragem da PB
A reunião ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, com a participação de representantes do Ministério Público do Estado (MPPB) e Federal (MPF), do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e da empresa responsável pela construção.
Após discussões e análises técnicas, a empresa responsável pela obra se comprometeu em concluir a concretagem da base do dique da barragem até sexta-feira (8) e o fechamento do dique até o dia 26. O Dnocs, por sua vez, comprometeu-se em enviar até esta sexta à empresa o procedimento executivo para o fechamento do dique com terraplanagem.
Durante a reunião, houve explicação que os atrasos no repasse dos recursos pelo Governo Federal estão dificultando o andamento da obra. O açude deveria ter sido concluído em 16 meses e a construção já se arrasta por 22 meses. Foram concluídos 43,8% dos serviços, sendo que só foram pagos, efetivamente, 24% do valor devido.
Ainda durante o encontro, um engenheiro do Dnocs informou que houve a liberação de R$ 2,6 milhões para a obra, pelo Governo Federal.