Moeda: Clima: Marés:
Início Justiça

Operação Calvário: TSE decide por unanimidade que Justiça Eleitoral julgará caso

Operação Calvário apura desvio de recursos público por intermédio de contratos feitos pela gestão estadual de Ricardo Coutinho com organizações sociais
Calvário
(Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade que a Justiça Eleitoral será o órgão competente para julgar o principal processo da Operação Calvário, que acusa o ex-governador Ricardo Coutinho e outros réu de formação de quadrilha.

A Operação Calvário apura desvio de recursos público por intermédio de contratos feitos pela gestão estadual de Ricardo Coutinho com organizações sociais. Além do ex-governador, são citados outros 34 investigados, entre eles a ex-secretária Livânia Farias e o irmão de Ricardo, Coriolano Coutinho. O grupo seria responsável pelo desvio de aproximadamente R$ 134 milhões dos cofres públicos.

O ministro Floriano de Azevedo Marques, que é o relator do processo, votou para que o processo tramite no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e não mais no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde a ação estava sendo relatada.

Na mesma oportunidade, a ministra Cármen Lúcia criticou o TRE pelo não prosseguimento ao que já havia deliberado o ministro do STF Gilmar Mendes. Isso porque ele já havia declarado que caberia à Justiça Eleitoral a julgar os fatos narrados pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.