Moeda: Clima: Marés:
Início Policial

Operação contra extração e comércio ilegal de ouro cumpre mandados na Paraíba

Operação Lavagem de Ouro acontece em mais oito estados e no Distrito Federal
Ouro
Polícia Federal cumpriu mandados em Manaíra (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram, na manhã desta terça-feira (28), na Paraíba, mandados judiciais relacionados à Operação Lavagem de Ouro, que investiga lavagem de dinheiro por parte de uma organização criminosa com atuação na extração e comércio ilegais de ouro.

Além da Paraíba, estão na rota da Operação Lavagem de Ouro os estados de São Paulo — de onde partiram as investigações —, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia, além do Distrito Federal.

A Justiça Federal em São Paulo expediu 52 mandados de busca e apreensão para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões. Foram aprendidos aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

A Polícia Federal não divulgou detalhes sobre os alvos, mas a TV Correio conseguiu apurar que investigadores estiveram em endereços residenciais e empresariais no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O Portal Correio não conseguiu contato com investigados. O espaço segue aberto para divulgação da versão de defesa. O contato com a redação pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Os crimes apurados na Operação Lavagem de Ouro são de lavagem de ativos; receptação qualificada; falsidade ideológica; redução do pagamento de tributos federais; omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM), dificultando a ação fiscalizadora ambiental do poder público; promoção de organização criminosa; e usurpação de bem mineral da União.

Palavras Chave

João PessoaPolicial

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.